Santos completa 66 anos nesta quarta-feira - SóEsporte
Futebol

Santos completa 66 anos nesta quarta-feira

O meia Almir, cria do Santos, quando atuava no Botafogo Carioca. Foto - internet

O meia Almir, cria do Santos, quando atuava no Botafogo Carioca. Foto – internet

Fundado no dia 9 de setembro de 1949, o Santos Futebol Clube de João Pessoa, tradicional Santos de Tereré, completa 66 anos nesta quarta-feira, com muita história ao longo de quase sete décadas.

Dono de um dos maiores patrimônio, numa área central no bairro do Geisel, onde fica sua sede com vários campos de treinamentos e até com capacidade para realização de jogos oficias, na categoria de base, o Santos também se destaca por revelar grandes jogadores para o futebol profissional.

Um dos fundadores do Santos que é uma homenagem ao Santos de São Paulo, foi José Walter Marinho Marsicano, o Tereré, que foi lateral do próprio Santos de João Pessoa e treinador, mas principalmente, eterno presidente.

José Walter faleceu três dias antes do clube do seu coração completar 50 anos. Tereré preparação grande festa, na época com lançamento de um jornal contando toda história do Santos, mas não chegou a comemorar o meio século do alvinegro.

Entres os jogadores revelados pelo Santos de maior destaque nos últimos anos está meia Almir, que atuou no Botafogo do Rio, Ponte Preta-SP, Bangu-RJ,  passou no futebol da Coréia do Sul e agora defende o Flamengo Carioca.

O lateral Esquerdinha, que atou no Botafogo-PB, Paraguaçuense-SP, Porto de Portugal e Fiorentina da Itália também foi cria do Santos.

O  Santos é presidido atualmente por Leonardo Marsicano, que tem mantido as categorias de base, com infantil, juvenil e juniores. O clube teve chance de voltar a disputar o Campeonato Paraibano da Segunda Divisão, mas a diretoria recuou devido as altas despesas para montar o elenco.

Até a década de 90, o Santos teve participação na Primeira Divisão do futebol paraibano, considerado um ‘calo’ para os considerados grandes. O detalhe é que o Santos não pagava salários, mas os atletas eram incentivados a estudar e muitos conseguiram empregas público federal através de Tereré.

Com a criação da Segunda Divisão no futebol paraibano na década de 90, o Santos acabou sendo rebaixado e seu maior feito na Segundona foi ser campeão estadual em 1996.

Uma curiosidade é que o Santos usa os mesmos uniforme do Santos de São Paulo e adota os números das camisas, com o camisa 4 sendo o lateral direito e o camisa 2 sendo o lateral esquerdo.

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.