No Brasileiro de futebol feminino, o São José visita o Santos, nesta quarta-feira, às 18h, na Vila Belmiro e com um empate sustentará a liderança isolada do Grupo 5. Manter o aproveitamento de 100% e sem as duas zagueiras titulares que ficarão um bom tempo afastadas por contusão, é o desafio do time joseense. Haverá transmissão pela TV Brasil.
A lateral-esquerda Yasmim (6) cobra falta com perfeição e abre o placar para o São José na vitória sobre o Centro Olímpico (Foto: Tião Martins/PMSJC)
Na atual segunda fase, oito times estão divididos em dois grupos. Em cada grupo é disputado um quadrangular de turno e returno, valendo duas vagas nas semfinais. No Gtupo 5, duas rodadas já foram realizadas com seguintes jogos: Botafogo-PB 1 x 2 São José; Centro Olímpico 3 x 1 Santos; São José 2 x 1 Centro Olímpico e Santos 8 x 0 Botafogo-PB.
Os resultados deixaram a classificação assim: 1º – São José (6 pontos, 2 vitórias e 2 de saldo de gols); 2º – Santos (3, 1 e 6); 3º – Centro Olímpico (3, 1 e 1) e 4º – Botafogo-PB (0, 0 e menos 9).
Nesta quarta-feira, fechando o primeiro turno, o São José visitará o Santos, às 18h, com transmissão pela TV Brasil. Antes, às 16h30, o Centro Olímpico, de São Paulo e parceiro do Audax Osasco, visitará o Botafogo, em João Pessoa. Depois, no domingo, o returno começará com as mesmas partidas e a inversão no mando de jogo.
Como o Botafogo-PB ainda está zerado, matematicamente existe a possibilidade de um empate triplo final entre São José, Santos e Centro Olímpico, todos com 12 pontos. Por isso, nos confrontos entre os três, um empate fora de casa já seria interessante e passaria a exigir, no máximo, 11 pontos para certeza de uma vaga.
O São José
Somando cinco jogos e cinco vitórias, o São José é o único que pode manter um aproveitamento de 100% . No Paulistão, quando foi campeão, o time joseense venceu o Santos nos dois jogos da fase inicial, marcando 1 a 0 como visitante, no CT Rei Pelé e depois, 2 a 0 no Martins Pereira. O time santista saiu eliminado nas semifinais pela melhor campanha do São Paulo, após dois empates por 2 a 2.
Formiga, vindo da Seleção, reestreou no São José (Foto: Tião Martins/PMSJC)
No momento, uma das preocupações do São José é com a reestruturação da defesa. Em João Pessoa, quando a zagueira-direita Gislaine saiu com uma contusão no joelho, entrou a zagueira Sandra. Já contra o Centro Olímpico, a também zagueira Renata Diniz começou formando dupla com Bagé. E durante a partida, com Bagé também sofrendo contusão no joelho, a técnica Emily Lima optou pelo recuo da volante Monique Peçanha e a estreia da meio-campista Bia, vinda do sorteio das jogadoras da Seleção Brasileira Permanente.
A atacante Carlinha, após suspensão automátiva por expulsão em João Pessoa, poderá voltar. A volante Pepê, que se contundiu durante o aquecimento que antecedia o jogo na Paraíba, não tem o retorno confirmado. Como a técnica Emily não antecipou a escalação, uma provável teria: Andrea Tovar; Paulinha, Renata Diniz, Monique Peçanha e Yasmim; Djenifer, Formiga, (Mariana Pires ou Bia) e Gabi Portilho; (Alanna ou Carlinha) e Chu.
O Santos
Depois de chegar perto das finais do Paulistão, o Santos reforçou o elenco para o Brasileiro. A atacante Karen, ex-Seleção Brasileira; a meia-atacante argentina Florencia Soledade, ex-São Paulo e a experiente zagueira Janaína foram algumas da contratadas. E do sorteio das jogadoras da Seleção Brasileira Permanente, trouxe a meia Gabi Zanotti e a lateral-esquerda Rilany.
A santista Karen na goleada sobre o Botafogo-PB (Foto: Marcelo Pereira/ALLSPORTS)
Nos 8 a 0 de quarta-feira sobre o Botafogo, a equipe do técnico Caio Couto teve a seguinte formação: Michelle; Maria, Janaína, Índia e Rilany (Natane 15´/2º); Maglia (Luize Neri 25´/2º), Sandrinha, Erikinha e Gabi Zanotti; Ketlen e Karen (Sole 36´/2º).
Arbitragem e o outro grupo
Na Vila Belmiro, a paulista equipe de arbitragem terá Adriano de Assis Miranda com os assistentes Ricardo Pavanelli Lanuto e Renata Ruel Xavier de Brito. O árbitro reserva será Alessandro Dacie e o assesor, Joel Teixeira Caires.
Pelo Grupo 6, a terceira rodada também será nesta quarta-feira. No Rio de Janeiro, o Flamengo receberá o piauiense Tiradentes, às 15h, no estádio da Gávea. Em Minas Gerais, no estádio Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, o América de Belo Horizonte terá a visita do Rio Preto. A classificação do Grupo 6 está assim: 1º) Rio Preto – 4 pontos; 2º) Flamengo e América-MG – 3 e 4º) Tiradentes – 1.
No domingo, na Gávea, o Flamengo venceu o América-MG por 3 a 2 e alcançou o adversário (Foto: Tasso Marcelo/ALLSPORTS).
Valtencir Vicente
