A seleção de São Paulo conquistou o título invicto do Campeonato Brasileiro Sub-15 Masculino da 1ª Divisão 2013, disputado durante sete dias no ginásio do 8º Batalhão da Polícia Militar de Santa Catarina, em Joinville. Na partida final, os paulistas ganharam do Rio Grande do Sul por 72 a 48 (39 a 29 no primeiro tempo), com 24 pontos do cestinha Felipe Ruivo. O principal pontuador gaúcho foi Geovani Teixeira, com dez pontos. O presidente da CBB, Carlos Nunes, acompanhou a fase final da competição e fez a premiação em Joinville.
.
O cestinha do Brasileiro foi Paulo Miranda, de Minas Gerais, com 110 pontos (média de 18.3pts). O destaque da competição foi Danilo Santos, do Distrito Federal, enquanto o troféu de MVP da final (jogador mais valioso) foi para Felipe Ruivo, de São Paulo.
“Esse prêmio é o fruto da minha dedicação e de muito treinamento. Quero agradecer e dividir esse troféu com meus companheiros e a comissão técnica que me ajudaram durante os treinos e a competição”, disse Felipe Ruivo, de 15 anos, que joga no Círculo Militar (SP).
“Esse grupo está de parabéns porque veio para a competição aceitando a nossa proposta de trabalho e se doou em quadra em busca do título. Para mim essa conquista representa o crescimento na minha carreira e espero ser mais reconhecido daqui em diante. Aproveito para agradecer a Federação Paulista pelo convite em dirigir essa equipe maravilhosa”, destacou o técnico de São Paulo, Willians Ribeiro.
A seleção do Distrito Federal garantiu o terceiro lugar ao derrotar Minas Gerais por 68 a 39 (27 a 18), com 16 pontos do cestinha Victor Bafutto. Os principais pontuadores mineiros foram Matheus Vieira e Arthur Silva, ambos com oito pontos.
“Essa medalha de bronze é um prêmio para o nosso trabalho e para o basquete do Distrito Federal, que desde 2009 não ficava entre os quatro primeiros colocados. Os garotos estão de parabéns pelo seu desempenho e dedicação. Temos uma geração 99 muito boa e no próximo ano vamos brigar novamente pelo pódio”, comentou o técnico brasiliense, Marco Carvalho.
O Rio de Janeiro contou com 25 pontos de Fabrício Verísssimo para assegurar o quinto lugar e a vitória sobre Santa Catarina por 56 a 46 (27 a 19). O destaque catarinense foi Henrique Reinert, com 15 pontos.
“Conseguimos uma vitória importante que mantém o Rio de Janeiro entre as melhores seleções do país na categoria. Viemos em busca do título, mas não foi possível. Por isso, passei para os meninos o quanto era importante a vitória e lutamos até o fim por esse resultado positivo. Aproveito para parabenizar a CBB e a Federação Catarinense pela excelente organização do Campeonato ”, disse o técnico carioca, Igor Barbosa.
O Paraná garantiu a permanência na 1ª Divisão em 2014 e o sétimo lugar no Brasileiro 2013 ao derrotar Mato Grosso do Sul por 75 a 35 (48 a 20), com 25 pontos do cestinha João Mello. Os melhores da equipe sul-mato-grossenses foram Wanderley Oliveira e Ronald Liamando, com nove pontos cada um. As seleções de Mato Grosso do Sul (8º), Maranhão (9º) e Paraíba irão disputar a 2ª Divisão no próximo ano.
Técnico observador
Cristiano Grama, que dirige a equipe Sub-22 do Minas Tênis Clube, foi o técnico observador da CBB na competição e acompanhou o desempenho dos atletas, além de trocar informações com os técnicos das seleções estaduais.
“Pelo que pude observar temos uma geração 98 muito boa e que precisa continuar sendo observada nas competições estaduais e brasileiras. Vários jogadores apresentaram um excelente biotipo para a idade e têm plenas condições de integrar as próximas seleções brasileiras, inclusive o Sul-Americano Sub-17 de 2015. Também me chamou a atenção alguns atletas de 14 anos. A competição foi muito boa tecnicamente”, avaliou Cristiano.
O Campeonato Brasileiro Sub–15 Masculino – 1ª Divisão é organizado e realizado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB), com o apoio da Federação Catarinense de Basketball e do 8º Batalhão da Polícia Militar de Santa Catarina (Joinville), e financiado pela Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal por meio do convênio com o Ministério do Esporte.
Forma de Disputa
De acordo com o regulamento, na primeira fase as equipes jogaram entre si nos seus respectivos grupos. As duas primeiras colocadas de cada chave se classificaram para fase semifinal, nos seguintes cruzamentos: 1º A x 2º B e 1º B x 2º A. Os ganhadores decidem o título, enquanto os perdedores disputam o terceiro lugar. Os três últimos colocados disputam a Segunda Divisão em 2014.
Grupos
“A”: Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Rio Grande do Sul e Santa Catarina
“B”: Distrito Federal, Maranhão, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo
Tabela do Brasileiro
1ª Rodada – Dia 7 de dezembro (Sábado)
Maranhão 35 x 143 São Paulo, Rio de Janeiro 52 x 39 Paraná, Mato Grosso do Sul 45 x 70 Rio Grande do Sul e Santa Catarina 88 x 29 Paraíba .
2ª Rodada – Dia 8 de dezembro (Domingo)
Maranhão 85 x 43 Rio de Janeiro, São Paulo 84 x 42 Distrito Federal, Paraíba 29 x 105 Minas Gerais e Rio Grande do Sul 68 x 66 Santa Catarina
3ª Rodada – Dia 9 de dezembro (Segunda-feira)
Distrito Federal 70 x 50 Paraná, Rio de Janeiro 36 x 64 São Paulo, Minas Gerais 112 x 55 Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul 73 x 41 Paraíba
4ª Rodada – Dia 10 de dezembro (Terça-feira)
Distrito Federal 74 x 42 Maranhão, São Paulo 75 x 39 Paraná, Minas Gerais 72 x 76 Rio Grande do Sul e Santa Catarina 64 x 44 Mato Grosso do Sul
5ª Rodada – Dia 11 de dezembro (Quarta-feira)
Paraná 75 x 49 Maranhão, Rio de Janeiro 62 x 68 Distrito Federal, Mato Grosso do Sul 55 x 33 Paraíba e Santa Catarina 56 x 69 Minas Gerais
Dia 12 de dezembro (quinta-feira)
Disputa de 5º ao 8º lugares
Rio de Janeiro 103 x 47 Mato Grosso do Sul e Paraná 58 x 67 Santa Catarina
Fase Semifinal
São Paulo 78 x 54 Minas Gerais e Rio Grande do Sul 59 x 56 Distrito Federal
Rodada Final – Dia 13 de dezembro (Sexta-feira)
Disputa de 7º e 8º lugares – Mato Grosso do Sul 35 x 75 Paraná
Disputa de 5º e 6º lugares – Rio de Janeiro 56 x 46 Santa Catarina
Disputa de 3º e 4º lugares – Minas Gerais 39 x 68 Distrito Federal
Disputa de 1º e 2º lugares – São Paulo 72 x 48 Rio Grande do Sul