São Paulo e Paraná conquistam os primeiros ouros dos Jogos Escolares da Juventude - SóEsporte
Ciclismo

São Paulo e Paraná conquistam os primeiros ouros dos Jogos Escolares da Juventude

Conhece o ditado “sombra, calor e água fresca”? Esqueça a sombra e a água fresca, e pense apenas no calor. Muito calor. Assim foi disputada a prova de ciclismo contra relógio, a primeira a distribuir medalhas nos Jogos Escolares da Juventude João Pessoa 2014, nesta sexta-feira, dia 7.

Em uma pista de 500 metros montada na Rodovia PB 08, próxima ao Centro de Convenções, 25 mulheres e 41 homens de todo o Brasil desafiaram o relógio, e deram o seu máximo na busca pelo melhor tempo. Na categoria feminina, São Paulo dominou a competição, levando o ouro e a prata. Thayná de Lima, da E.E. Benevenuto Madureira, de Santos, sagrou-se bicampeã dos Jogos Escolares da Juventude. A segunda colocada foi Carolina do Nascimento, da E.E. Francisco Schimdt, de Pereira Barreto. O bronze ficou com Talita de Oliveira, do CE Regente Feijó, do Paraná. “Treino na Equipe Negão Team, e nos últimos meses meu treinamento foi todo focado na minha vinda para os Jogos Escolares. Levo o ciclismo muito a sério, sonho em me profissionalizar e viver do esporte. Meu maior desejo é poder representar o Brasil em alguma competição internacional”, disse a bicampeã Thainá de Lima, de 17 anos.

Na categoria masculina, o ouro ficou com João Vitor da Silva, do CE Tancredo Neves, de Foz do Iguaçu (PR). A prata foi para Luis Fernando Trevisan, da E.E. João Ometto, em Iracemápolis (SP). Na terceira colocação, ficou Breno Santos, do CE Prof. Joaquim Vieira, em Aracajú (SE). Essa é a quarta vez que Breno participa da fase nacional dos Jogos Escolares, e em todas chegou ao pódio. Até hoje, já foram oito medalhas conquistadas em edições dos Jogos. João Vitor, campeão da prova, falou sobre o seu início no ciclismo. “Comecei no esporte aos 13 anos, mas já pedalava desde pequeno, porque meu pai era ciclista. Há três anos faço um trabalho mais focado, e meu treinamento e dedicação têm dado resultado. Esse é o esporte que eu amo, e quero me tornar um ciclista profissional”, disse o campeão.

O domínio de São Paulo na prova, com uma medalha de ouro e duas de prata, foi explicado pelo técnico Renato Buck. “Nosso trabalho é levado muito a sério. Temos cinco Centros de Excelência de Ciclismo no estado, e todos os atletas que representam São Paulo aqui nos Jogos vieram desses Centros. Nosso objetivo é formar futuros campeões para o esporte brasileiro”, revelou Renato.

A competição foi acompanhada de perto pelo Embaixador Murilo Fischer, atleta olímpico e único ciclista brasileiro a ter completado o Tour de France, mais tradicional prova da modalidade em todo o mundo. “Ter a oportunidade de ser Embaixador dos Jogos Escolares da Juventude é, sem dúvida nenhuma, a maior conquista da minha carreira. A responsabilidade de representar e ser o espelho para todos esses jovens é algo de extrema importância pra mim. Isso está acima de qualquer outra vitória ou evento que eu já participei”, revelou Murilo. Sem ter tido a chance de participar de uma competição de alto nível como os Jogos no início de sua carreira, ele falou sobre o desempenho dos atletas na prova: “Infelizmente, na minha época não havia um campeonato como esse, que é de vital importância para a formação desses atletas. Sem dúvidas, o futuro do ciclismo está aqui nos Jogos. Vi tempos muito interessantes nessa prova, que me surpreenderam bastante”, disse Murilo.

As provas de ciclismo continuam durante todo o final de semana. No sábado, será disputada a competição por pontos. No domingo, será a vez da Prova de Estrada (2.700 metros). Ambas terão início às 9h da manhã.

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil, correalizados pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo, com apoio do Governo do Estado da Paraíba, da Prefeitura de João Pessoa e patrocínio máster da Coca-Cola.

Contra-Relógio Feminino:
1º) Thayná de Lima  –  E.E. Benevenuto Madureira (SP)   38.645
2º) Carolina do Nascimento  –  E.E. Francisco Schimdt (SP)   40.784
3º) Talita de Oliveira  –  CE Regente Feijó (PR)  41.551

Contra-Relógio Masculino:
1º) João Vitor da Silva  –  CE Tancredo Neves (PR)   34.447
2º) Luís Fernando Trevisan  –  E.E. João Ometto (SP)   35.198
3º) Breno Santos  –  CE Prof. Joaquim Vieira (SE)  35.285

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.