O Sindicato dos Atletas Profissionais do Estado da Paraíba – SAPEPB divulgou nota de pesar informando o falecimento do ex atleta Deca (José Lopes da Silva, 74 anos.
É com muito pesar que o Sindicato dos Atletas Profissionais do Estado da Paraíba – SAPEPB, informa o falecimento do Ex Atleta Profissional de Futebol, JOSÉ LOPES DA SILVA (DECA).
Deca, ex-jogador do Botafogo-PB e Campinense, morre aos 74 anos em Campina Grande
14/07/2024
O ex-zagueiro Deca, com passagens marcantes por Campinense e Botafogo-PB, faleceu neste domingo (14) aos 74 anos, em Campina Grande.
Deca teria sofrido uma queda ontem (13). Na madrugada de domingo, ele foi encaminhado a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Campina Grande (PB), onde veio a óbito. A causa teria sido uma parada cardíaca.
José Lopes da Silva nasceu em 9 de maio de 1950, em Campina Grande, Deca brilhou no Campinense na década de 1970. Nos anos 1980, defendeu o Botafogo-PB e encerrou sua carreira como jogador no Fortaleza.
Deca defendeu a Raposa na década de 70, quando a equipe foi tetracampeã paraibana. Também fez parte da equipe do Botafogo-PB conhecida como Matador de Tri. O apelido foi dado pela revista Placar, após as vitórias sobre o Flamengo e Internacional pelo campeonato Brasileiro de 1980. O Flamengo era Tri campeão Carioca e o Inter era tri campeão Brasileiro.
Um dos momentos mais marcantes do ex-zagueiro com a camisa do Botafogo-PB foi a efetiva participação na vitória por 2 a 1 contra o Flamengo, em pleno Maracanã, em partida que foi válida pela Série A de 1980. Na ocasião, ele foi um dos responsáveis por parar o ataque rubro-negro, que contava com Zico e Tita.
Além do Botafogo-PB, onde fez história, o ex-zagueiro atuou como jogador pelo Campinense e Fortaleza, e também teve uma passagem como Técnico na Divisão de Base do Campinense Clube, tornando Campeão Juniores em 1987, onde ascendeu 95% do elenco ao quadro profissional. Deca, também foi Técnico do Treze (PB), Vila Branca de Solânea (PB) e Socremo de Monteiro (PB).
O SAPEPB, se solidariza com a família e amigos do DECA, desejando o conforto do Deus Criador, nesse momento de pesar.


















