O Campeonato Paraibano da Segunda Divisão começa no próximo dia 21 e cinco times já estão classificados para a segunda fase. Isso está sendo possível devido Serrano de Campina Grande e Cruzeiro de Itaporanga não cumprirem o Estatuto do Torcedor, sendo excluídos da competição.
Agora, o campeonato será disputado por nove times distribuídos em três grupos. No sertão, com a saída do cruzeiro, terá Nacional de Patos, Nacional de Pombal e Sabugy de Santa Luzia. Enquanto que o agreste sem o Serrano vai contar com Sport Campina e Lucena. Mas, o grupo do Litoral terá quatro times: Internacional, Spartax, Femar e Miramar.
O regulamento determina que serão classificados, para a segunda fase: três equipes do Grupo do Litoral, duas do Grupo do Agreste e três do Grupo do Sertão, perfazendo um total de oito equipes para a fase seguinte. Com isso, apenas o grupo do Litoral terá um time desclassificado no final da primeira fase.
O presidente da Federação Paraibana de Futebol, Amadeu Rodrigues, argumenta que, o regulamento e a tabela não podem ser alterados, pois foram publicados há 60 dias, como manda o Estatuto do Torcedor. “Temos de cumprir a Lei. Os dois clubes não cumpriram os requisitos determinados pelo Profut”, disse o dirigente.
De acordo com a Lei, qualquer clube para participar de um competição oficial precisa apresentar: “regularidade fiscal, atestada por meio de apresentação de Certidão Negativa de Débitos relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União – CND; apresentação de certificado de regularidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS; e comprovação de pagamento dos vencimentos acertados em contratos de trabalho e dos contratos de imagem dos atletas”.
O parágrafo 4º do Estatuto do Torcedor afirma que “serão desconsideradas as partidas disputadas pela entidade de prática desportiva que não tenham atendido ao critério técnico previamente definido, inclusive para efeito de pontuação na competição”.
