Segurança será reforçada para 15º Campeonato Mundial Universitário de Futsal - SóEsporte
FutSal

Segurança será reforçada para 15º Campeonato Mundial Universitário de Futsal

A fim de garantir segurança reforçada no 15º Campeonato Mundial Universitário de Futsal, a comissão organizadora do evento se reuniu, nesta quinta-feira (16), com os Comandos das Polícias Militar e Civil. O objetivo era alinhar a divisão de responsabilidades e, para isso, o encontro contou ainda com a participação do Corpo de Bombeiros; Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT); Guarda Civil Metropolitana de Goiânia; Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Anápolis (Semel) e Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (Seduce).

A reunião foi realizada no Centro Integrado de Inteligência Comando e Controle da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP) e comandada pelo assessor de Planejamento da Polícia Militar, Tenente-Coronel Karison.

O reforço da segurança terá início com a chegada das delegações, que serão acompanhadas pela Polícia Militar até os três hotéis onde ficarão hospedadas. Nesses locais, durante a estadia das equipes, a segurança ficará a cargo da GuardaCivil Metropolitana de Goiânia e também da PM, sob responsabilidade do Comandante do Policiamento da Capital, Tenente-Coronel Ricardo Rocha.

A PM irá reforçar o policiamento nos ginásios onde os jogos acontecerão (Ginásio Internacional de Anápolis e Goiânia Arena), assim como nos locais de treinamento das equipes. Antes das partidas, o Batalhão de Operações Especiais da PM (Bope) realizará inspeção por meio do Esquadrão Anti-bombas. O Batalhão de Choque também estará de prontidão durante toda a competição

A Polícia Civil, por sua vez, terá unidades permanentes dentro dos Ginásios a fim de acelerar o trabalho em casos de flagrantes mais simples, que poderão ser realizados no local do evento. A delegada Emilia Podestá, gerente de Planejamento Operacional, explica que será necessário o apoio da PM. “Flagrantes e Condução Coercitiva deverão ser realizados pela central, que também será reforçada”, completa.

No caso de Anápolis, a delegacia fica em local estratégico próximo ao Ginásio Internacional, o que facilitará a atuação da Polícia Civil. Representantes do Juizado da Infância e Juventude participaram da reunião e irão atuar, caso seja necessário.

A Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT) de Goiânia (GO) irá garantir a fluidez do tráfego em locais de jogos e treinos. Em Anápolis, a entrada de jogadores, público e alunos da rede pública será realizada em duas vias de acesso distintas. O translado entre os municípios será acompanhado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Para Lusimar Santos, presidente do Comitê Organizador do 15º Campeonato Mundial Universitário de Futsal, a reunião foi importante para ressaltar a preocupação com a segurança por parte do Governo de Goiás, além de alinhar a divisão dos trabalhos a serem realizados. Além disso, ele garante que o esquema geral de segurança segue as recomendações da Federação Internacional do Esporte Universitário (Fisu) e da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU).

Estreia brasileira

Os jogos das seleções brasileiras feminina e masculina no 15º Campeonato Mundial Universitário de Futsal já foram definidos. A tabela completa está disponível no site do evento – wucfutsal2016.com.

A equipe feminina enfrentará a Bolívia no jogo de abertura, no dia 2 julho, às 19 horas, na Arena Internacional de Anápolis (Ginásio Internacional Newton de Faria). Já a seleção masculina estreia no campeonato no dia 4 de julho (segunda-feira) contra a equipe de Israel, às 20 horas, na capital goiana, no Goiânia Arena. A convocação dos atletas será nos próximos dias. O Brasil foi vice-campeão na última edição do mundial, realizada na Espanha, tendo a Rússia como campeã.

Campeonato

O 15º Campeonato Mundial Universitário de Futsal é promovido pela Federação Internacional do Esporte Universitário (Fisu), pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e pela Federação Goiana de Desportos Universitários (FGDU). O apoio é do Governo do Estado de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), com patrocínio da Gerflor e da Unimed. O evento tem a chancela da Fifa e ocorrerá dos dias 2 a 10 de julho em Goiânia e o Anápolis. Na categoria masculina, estarão presentes as equipes da Alemanha, Argentina, Brasil, Cazaquistão, China, França, Israel, Nova Zelândia, Portugal, República Tcheca, Rússia e Tailândia. Já no feminino participam a Argentina, Bolívia, Brasil, Canadá, Cazaquistão, Colômbia, México, Nova Zelândia, Portugal, Rússia.

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.