A Seleção Brasileira Adulta Masculina ganhou do Egito por 128 a 65 (67 a 23 no primeiro tempo), no Palácio de Municipal de Esportes de Granada, no encerramento de sua participação na primeira fase da Copa do Mundo da Espanha. Os 63 pontos de vantagem são a maior diferença de pontos na história dos mundiais. O cestinha da partida desta quinta-feira (dia 4) foi o ala Leandrinho Barbosa com 22 pontos, cinco assistências, quatro recuperações de bola e dois rebotes, enquanto o principal pontuador egípcio foi I. Elgammal com 16 pontos.
“Estamos buscando nosso sonho que é buscar uma grande colocação para o Brasil. Sabemos que a partir de agora é outro campeonato e não podemos perder. Mas precisamos confiar em nosso jogo, continuar marcando forte que vem sendo nossa grande força em quadra”, analisou o ala Leandrinho, que voltou a destacar a união do grupo. “Estamos há muito tempo jogando juntos. Talvez seja a última chance de buscarmos um grande resultado e vamos continua na luta para realizar nossos sonhos”.
Na partida contra o Egito, o técnico Rubén Magnano voltou a utilizar os 12 jogadores. E ficou satisfeito com o empenho de todos, especialmente porque todos aproveitaram muito bem os minutos que estiveram em quadra.
“Os jogadores estão em um ritmo muito bom de competição. Estão comprometidos e jogando como equipe. Eles sabem da necessidade de realizar um bom campeonato e levar algo importante para o país. Nesta primeira fase tivemos duas vitórias importantes contra a França e a Sérvia, que irão servir de estimulo e ajudar a equipe entrar com muita moral na próxima fase”, analisou o técnico Rubén Magnano.
Outros destaques da equipe nacional foram o ala Marcelinho Machado (16 pontos, cinco assistências, três rebotes e uma recuperação de bola), o pivô Anderson Varejão (15 pontos, dez rebotes e duas assistências), o ala Alex Garcia (15 pontos, três assistências, três rebotes e uma recuperação de bola) e o armador Raulzinho Neto (14 pontos, dez assistências, uma recuperação de bola e um rebote).
“Nossa participação foi muito boa na primeira fase, com quatro vitórias e uma derrota, e encerramos com uma boa exibição contra o Egito. A gente sabia que contra a Espanha seria muito difícil, até porque eles tinham a vantagem de jogar em casa. Já contra os dois europeus tínhamos condições de vencê-los e foi o que aconteceu. Agora vamos esperar o próximo adversário. O que vier nós temos que ir pra cima e buscar a vaga nas quartas de final”, disse o ala Alex Garcia.
“Acho que foi muito positivo nosso desempenho na primeira fase. A partida contra a Espanha foi o único jogo que não conseguimos acertar. Mérito para eles também que foram muito bem no ataque. Já contra os outros dois europeus (França e Sérvia) atuamos muito bem. E contra os adversários teoricamente mais fracos vencemos com tranquilidade. Vamos para as oitavas de final com o moral alta para enfrentarmos os próximos adversários”, analisou o armador Marcelinho Huertas, que contribuiu com 12 pontos, duas assistências, um rebote e uma recuperação de bola.
O Brasil estreia na segunda fase da competição, as oitavas de final, no próximo domingo (7), às 17h de Brasília, contra o terceiro colocado do Grupo “B”. O SPORTV, a ESPN+ e a Rádio Bradesco Esportes transmitem ao vivo.
O JOGO
Concentrado, com uma defesa forte, eficiente no rebote e perfeito no contra-ataque o Brasil abriu rapidamente 13 a 0. A Seleção Brasileira continuou imprimindo seu ritmo de jogo até fechar o primeiro quarto em 37 a 10. No segundo período o panorama continuou o mesmo e a diferença chegou a ser de 46 pontos (67 a 21). Final do primeiro tempo: Brasil 67 a 23. O terceiro quarto começou com uma cesta de três pontos do ala Alex Garcia (70 a 23). Mas o Egito melhorou seu aproveitamento nos arremessos de três pontos e venceu o período por 25 a 24, mas os brasileiros seguiram na liderança com uma vantagem de 43 pontos (91 a 48). Nos últimos dez minutos o Brasil voltou a imprimir um ritmo forte e foi aumentando a diferença até a vitória final por 128 a 63.
BRASIL (37 + 30 + 24 + 37 = 128)
Marcelinho Huertas (12pts, 2assist. 1recup. bola e 1reb.), Alex Garcia (15pts, 3assist. 1recup. bola e 3reb.), Marquinhos (4pts, 2reb. e 1assist.), Anderson Varejão (15pts, 10reb. e 2assist.) e Nenê Hilário (7pts, 2reb. 1recup. bola e 2assist.). Entraram: Tiago Splitter (8pts, 9reb. e 2assist.), Raulzinho Neto (14pts, 10assist. 1recup. bola e 1reb.), Rafael Hettsheimeir (7pts, 4reb. 1recup. bola e 1assist.), Leandrinho Barbosa (22pts, 5assist. 4recup. bola e 2reb.), Marcelinho Machado (16pts, 5assist. 1recup. bola e 3reb.), Larry Taylor (4pts, 2assist. 1recup. bola e 2reb.) e Guilherme Giovannoni (4pts e 4reb.). Técnico: Rubén Magnano.
EGITO (10 + 13 + 25 + 17 = 65)
Confira a estatística completa de Brasil x Egito em Clique aqui
Confira as fotos da partida: COPA DO MUNDO DA ESPANHA. Crédito: Gaspar Nóbrega/InovaFoto
Regulamento da Copa do Mundo
Na primeira fase, as 24 seleções jogam entre si, em turno único, nos seus respectivos grupos. As quatro primeiras colocadas de cada chave se classificam para as oitavas de final nos seguintes cruzamentos: A1 x B4, B1 x A4, C1 x D4, D1 x C4, A2 x B3, B2 x A3, C2 x D3 e D2 x C3. Os ganhadores disputam as quartas de final, semifinal e final. A decisão da medalha de ouro está marcada para 14 de setembro.
CBB no Twitter
Acompanhe a cobertura completa da Seleção Brasileira Masculina na Copa do Mundo da Espanha no Twitter @basquetebrasil
Seleção Brasileira
Número – Nome – Posição – Idade – Altura – Clube – UF
4- Marcelo Magalhães Machado – Ala – 39 anos – 2,00m – Flamengo (RJ) – RJ
5- Raul Togni Neto – Armador – 22 anos – 1,84m – UCAM Murcia (Espanha) – MG
6- Rafael Hettsheimeir – Pivô – 28 anos – 2,08m – Bauru Basquete (SP) – SP
7- Larry James Taylor Júnior – Armador – 33 anos – 1,85m – Bauru Basquete (SP) – EUA
8- Alex Ribeiro Garcia – Ala – 34 anos – 1,91m – Bauru Basquete (SP) – SP
9- Marcelo Tiepo Huertas – Armador – 31 anos – 1,91m – FC Barcelona (Espanha) – SP
10- Leandro Mateus Barbosa – Ala – 31 anos – 1,92m – Phoenix Suns (EUA) – SP
11- Anderson França Varejão – Ala/Pivô – 31 anos – 2,11m – Cleveland Cavaliers (EUA) – ES
12- Guilherme Giovannoni – Ala/Pivô – 34 anos – 2,04m – Brasília (DF) – SP
13- Maybyner Rodney Hilário (Nenê) – Pivô – 31 anos – 2,11m – Washington Wizards (EUA) – SP
14- Marcus Vinicius Vieira de Souza – Ala – 29 anos – 2,07m – Flamengo (RJ) – RJ
15- Tiago Splitter – Pivô – 29 anos – 2,11m – San Antonio Spurs (EUA) – SC
Média de idade: 31 anos / Média de altura: 2,01m
Comissão Técnica
Administrador: Vinicius Alvarez
Técnico: Rubén Magnano
Assistentes técnicos: José Alves Neto e Gustavo De Conti
Preparador físico: Diego Miceli Jeleilate
Médico: Dr. Felipe Hardt
Fisioterapeutas: Adriano Tambosi, Vinicius Castro e Daniel Kan
Roupeiro: Edson Donizete da Silva
Confira a tabela e os resultados da Copa do Mundo da Espanha. Clique aqui
