A seleção brasileira de basquete em cadeira de rodas cumpriu seu principal objetivo nos Jogos Para-Sulamericanos, em Santiago, Chile. Nesta sexta-feira, 28, a equipe venceu a Venezuela por 85 x 55 e conquistou a classificação antecipada para os Jogos Parapan-Americanos de Toronto-2015. O torneio na capital chilena garante aos três primeiros colocados um lugar na competição no Canadá, em 2015.
A vaga do Brasil no Parapan foi conquistada com uma rodada de antecedência. A seleção brasileira, cuja base é formada por atletas que atuam em equipes do Estado de São Paulo, está com 100% de aproveitamento no Para-Sulamericano. Venceu a Colômbia, na primeira rodada (71 x 70), e atropelou Uruguai (109 x 23), Chile (86 x 20) e Venezuela.
A classificação para Toronto é uma etapa importante da preparação para os Jogos Paralímpicos do Rio-2016. “Estamos em um processo de renovação, e é muito importante estarmos em Toronto para chegarmos ao Rio-2016 com condições de brigar por uma medalha inédita”, disse Antônio Carlos Ferraz, treinador da equipe.
Para Jatobá, capitão do Brasil, a equipe está de parabéns pela conquista da vaga em Toronto. “Todos nós lutamos muito para isso acontecer. O grupo sempre acreditou que poderíamos cumprir nosso objetivo. E, melhor do que estar classificado, é ter a oportunidade de fazer uma final contra nosso grande rival.”
Ainda pela fase classificatória da competição, o Brasil definirá a liderança da tabela contra a Argentina, neste sábado, 29, às 16h30 (de Brasília). A equipe voltará a enfrentar os hermanos no domingo, 30, às 15h30. Dessa vez, valendo a medalha de ouro.
“O dever de casa foi feito: classificamos para Toronto. Mas qualquer atleta luta para ganhar o ouro. Temos condições de vencer esta competição e, agora, vamos brigar por duas vitórias contra a Argentina”, afirmou Ferraz.
Esta é a primeira edição da competição sul-americana multidisciplinar em âmbito paralímpico. Oito países, incluindo o Brasil, disputam sete modalidades até o domingo, 30: atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, halterofilismo, natação, tênis de mesa e tênis em cadeira de rodas. A delegação verde-amarela conta com 81 atletas.