Chegar ao topo em qualquer esporte não é tarefa fácil. Para se manter, a responsabilidade é ainda mais complicada. Ciente disso, a Seleção Brasileira de 5 (para deficientes visuais) trabalha para mais um importante desafio. A 20 dias da estreia no Campeonato Mundial IBSA 2014, no Japão, os craques da amarelinha chegam ao Rio de Janeiro, na próxima quinta-feira, 30, para a VIII Fase de Treinamento, a última etapa da preparação antes do embarque para a terra do sol nascente, no dia 5 de novembro.
Para buscar o tetra da competição, o técnico Fábio Vasconcelos aproveitará a semana de treinamento para trabalhar a equipe em cima do estilo de jogo dos adversários da primeira fase (Turquia, Colômbia e China). O maior foco será para as atividades com bola, o que possibilitará ao comandante brasileiro acertar os últimos detalhes. A estreia no Mundial será contra turcos, no dia 17 de novembro.
Para o capitão e craque Ricardinho, a Seleção está no caminho certo para ganhar mais um título. No entanto, o pivô da seleção destacou que os brasileiros não terão vida fácil na competição, principalmente pela sequência de títulos que o Brasil teve nos últimos anos. O time não sabe o que é perder um campeonato desde 2007.
“A expectativa é boa, mas a gente tem os pés no chão. Sabemos que o time está bem, desenvolvendo um bom trabalho, mas esperamos dificuldade, até pela evolução das outras equipes. Nós somos o time a ser batido e eles (os adversários) estão buscando uma maneira de parar o Brasil. Temos totais condições de ser campeões do mundo, mas temos que estar cientes de que as dificuldades serão maiores que nos outros anos”, avaliou o camisa 10 brasileiro.
A Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos – ANDEF, casa da Seleção Brasileira de Futebol de 5, fica na Estrada Velha de Maricá, 4830 – Rio do Ouro, Niterói/RJ. O local estará aberto para receber os profissionais de imprensa que se interessarem em cobrir os treinos da equipe e fazer matérias especiais com os craques da seleção. As atividades serão realizadas de 31 de outubro a 4 de novembro, em dois períodos: 9h às 10h30 e 16h às 18h.
Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV)