Evento disputado na Inglaterra teve a participação também, além dos anfitriões, de Espanha e Itália. Com quatro gols, Ricardinho foi o artilheiro da competição

Por Tadeu Casqueira
Rio de Janeiro (RJ)
A Seleção Brasileira de Futebol de 5 conquistou no último domingo (1) o título do Quad Nations Cup, em Hereford, na Inglaterra. O Brasil ficou no 0 a 0 contra os donos da casa e levantou o troféu diante da pressão da torcida adversária, por levar vantagem no saldo de gols construído nas vitórias sobre a Espanha (2 a 0) e Itália (5 a 0), nas duas primeiras rodadas da competição.
Jefinho, Ricardinho e cia foram para o último jogo com a vantagem do empate. Mesmo assim, a seleção partiu para cima dos ingleses, mas não conseguiu balançar as redes adversárias, que contou com excelente atuação do goleiro.
A Inglaterra pouco chegou ao ataque. Na única chance que teve o goleiro Tonislan fez grande defesa. O resultado de 0 a 0 garantiu mais um título para a Seleção Brasileira, que desde 2007 conquistou tudo o que disputou. Entre as principais conquistas estão os Jogos Paralímpicos de Pequim 2008 e Londres 2012, o Mundial de 2010 e os Jogos Parapan-Americanos Rio 2007 e Guadalajara 2011.
Com quatro gols marcados, dos sete do Brasil durante o torneio, Ricardinho ficou no topo da artilharia. O craque fez uma avaliação positiva da participação brasileira no evento, destacando ainda a importância de dar ritmo aos atletas em ano de Mundial.
– Foi um campeonato bom, onde a gente mais vez saiu com o título. O que tiramos desse torneio foi o padrão de jogo desenvolvido. No último jogo (contra a Inglaterra) jogamos muito. Mesmo não conseguindo marcar o gol, taticamente fomos perfeitos. Foi importante também para os atletas pegarem ritmo de jogo para a disputa do Mundial – avaliou o artilheiro.
Em novembro, a Seleção Brasileira de Futebol de 5 vai em busca do tetracampeonato Mundial, em Tóquio, no Japão. A competição reunirá as principais forças da modalidade e começa no dia 16. O Brasil ainda aguarda o sorteio dos grupos para confirmar a estreia da equipe na competição.
Confira a lista de convocação para o evento internacional.
Goleiros
Luan Lacerda Gonçalves (AGAFUC/RS)
Tonislan de Lira Pereira (AMC/MT)
Fixos
Cássio Lopes dos Reis (ICB/BA)
Damião Robson de Souza Ramos (APACE/PB)
Alas
Davison Souza Monteiro (AMC/MT)
Gledson da Paixão Barros (ICB/BA)
Marcos José Alves Felipe (APACE/PB)
Raimundo Nonato Alves Mendes (ADVP/PE)
Pivôs
Jeferson da Conceição Gonçalves (ICB/BA)
Ricardo Steinmetz Alves (AGAFUC/RS)
Convocados apenas para a III Fase de Treinamento
Goleiro
Vinícius Tranchezzi Holzsauer (APADV/SP)
Alas
Juliano Lopes da Costa (ADEVIBEL/MG)
Liwigston da Silva Costa (URECE/RJ)
Severino Gabriel da Silva (APACE/PB)
Tiago da Silva (APADV/SP)
Pivô
Eduardo Junior de Oliveira (URECE/RJ)
Comissão Técnica (Quad Nations e Fase de Treinamento)
Fábio Luiz de Vasconcelos – Técnico
Halekson Barbosa de Freitas – Fisioterapeuta
Josinaldo Costa Sousa – Auxiliar Técnico
Lucas Leite Ribeiro – Médico
Luis Felipe Castelli Correia de Campos – Preparador Físico
Sandro Laina Soares – Chefe de Missão
Vivian Maria dos Santos Paranhos – Subchefe de Missão
Foto: Equipe posa com a medalha de campeão da competição
Imprensa CBDV


















