Seleção Brasileira de futebol de cegos é convocada para a Copa América - SóEsporte
Futebol

Seleção Brasileira de futebol de cegos é convocada para a Copa América

Jardiel domina a bola com o pé direito sobre a bola e segura a banda com a mão direita cercado pela marcação de Maxwell durante treino do Brasil. Ambos vestem calções e meiões azuis e coletes verdes. Foto: Renan Cacioli/ CBDV.

Seleção Brasileira de futebol de cegos foi convocada nesta quarta-feira (5) para a Copa América 2022, torneio que será realizado entre os dias 23 e 28 de outubro, em Córdoba, na Argentina. Atual campeão e maior ganhador da história, com seis títulos dos nove já disputados, o Brasil contará com força máxima na competição. O técnico Fábio Vasconcelos chamou dez atletas, sendo seis que estiveram na conquista do ouro nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, no ano passado. Confira a lista:


Goleiros
GIOVANE MONTENEGRO BATISTA: ICB/BA
LUAN LACERDA GONÇALVES: Agafuc/PB

Atletas de linha
CÁSSIO LOPES DOS REIS: Maestro/PR
JARDIEL VIEIRA SOARES: Apace/PB
JONATAN FELIPE BORGES DA SILVA: Apace/PB
MAICON JÚNIOR DOS SANTOS MENDES: Apace/PB
MAXWELL CARVALHO VALENTE: Acelgo/GO
RAIMUNDO NONATO ALVES MENDES: Agafuc/RS
RICARDO STEINMETZ ALVES: Agafuc/RS
TIAGO DA SILVA: Maestro/PR

Comissão técnica
FÁBIO LUIZ RIBEIRO DE VASCONCELOS: Técnico
JOSINALDO COSTA SOUSA: Auxiliar técnico
EDSON GOMES MARINHO JÚNIOR: Preparador físico/ Chamador
ALEXANDRE SÉRGIO SILVA: Fisiologista
HALEKSON BARBOSA DE FREITAS: Fisioterapeuta
VIVIAN MARIA DOS SANTOS PARANHOS: Nutricionista
JOÃO AUGUSTO BARRETO LOMBARDI: Médico


A estreia do Brasil será contra o México, no dia 23, às 18h (horário de Brasília). Fora brasileiros e mexicanos, participarão da competição ArgentinaChileColômbia e Peru. O sistema de disputa é de todos contra todos na fase classificatória, ou seja, cada país entra em campo cinco vezes. Os dois times que somarem mais pontos fazem a final, no dia 28, às 18h, enquanto terceiro e quarto colocados disputam o bronze. A organização do evento ainda não informou se haverá transmissão ao vivo das partidas.


A Copa América distribuirá quatro vagas para os Jogos Parapan-Americanos de 2023, em Santiago, no Chile, além de garantir ao campeão lugar na Copa do Mundo de 2023, que será disputada em Birmingham, na Inglaterra – e para a qual os brasileiros já estão classificados graças ao título do Grand Prix da IBSA, conquistado em agosto, no México. Neste ano, a equipe ganhou também a Copa Tango, o Desafio das Américas e o Grand Prix da França.


Veja a tabela completa da Copa América 2022:

COPA AMÉRICA 2022
HORÁRIO   CHAVE
DOMINGO – 23 DE OUTUBRO
14:00PERU x ARGENTINAÚnica
16:00CHILE x COLÔMBIAÚnica
18:00MÉXICO x BRASILÚnica
SEGUNDA-FEIRA – 24 DE OUTUBRO
14:00PERU x CHILEÚnica
16:00ARGENTINA x BRASILÚnica
18:00COLÔMBIA x MÉXICOÚnica
TERÇA-FEIRA – 25 DE OUTUBRO
14:00PERU x COLÔMBIAÚnica
16:00ARGENTINA x MÉXICOÚnica
18:00CHILE x BRASILÚnica
QUARTA-FEIRA – 26 DE OUTUBRO
14:00PERU x MÉXICOÚnica
16:00ARGENTINA x CHILEÚnica
18:00COLÔMBIA x BRASILÚnica
QUINTA-FEIRA – 27 DE OUTUBRO
14:00PERU x BRASILÚnica
16:00ARGENTINA x COLÔMBIAÚnica
18:00CHILE x MÉXICOÚnica
SEXTA-FEIRA – 28 DE OUTUBRO
16:00 x Bronze
18:00 x Final

Grupo se concentra em São Paulo antes da viagem


Os convocados para a Copa América estarão reunidos no Centro de Treinamento Paralímpico, na capital paulista, de 12 a 20 de outubro, para a sétima Fase de Treinamentos do ano. Os dez jogadores que irão à Argentina ganharão a companhia de outros dois atletas que se recuperam de lesões, Jefinho e Lucas Caetano. 

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.