Há 10 anos, a Seleção Brasileira de futebol de cegos começava uma hegemonia no esporte. E o local para este início parece ter sido escolhido a dedo: o berço das Olimpíadas, Atenas. No dia 28 de setembro de 2004, o Brasil ganhou sua primeira medalha paraolímpica e iniciou uma série de títulos de uma geração vitoriosa. Desde então, o Brasil conquistou a medalha de ouro em todas as edições dos Jogos Paralímpicos.
Aproveitando a data, no próximo domingo os heróis da conquista serão homenageados depois da final da Copa Brasil Série A de futebol de cegos, que acontece no ginásio do SESI, em Cachoeirinha. Todos ganharão placas com uma mensagem de agradecimento pelos serviços prestados à Seleção Brasileira. Estarão presentes praticamente todos os campeões: Fábio, Andreone, Marquinhos, Damião, Dias, Sandro, Bill, João, Pádoa e Mário. Apenas Mizael não poderá estar presente. Além de Nilson, que faleceu.
A conquista
Em 2002, o sonho pelo ouro ainda estava distante. Na ocasião, a Argentina sagrou-se campeã mundial e o Brasil perdeu na semifinal para a Espanha. No entanto, em 203, a conquista da Copa América mostrou que a equipe estava no caminho certo. Para Sandro Laina, capitão daquela equipe e atual presidente da CBDV (Confederação Brasileira de Deficientes Visuais), foi exatamente neste momento que o time passou a acreditar.
– Tivemos muita dureza até chegar na conquista, perdemos o Mundial para a Argentina e com muito esforço vencemos a Copa América de 2003. Um título que nos deu a confiança suficiente para chegarmos bem na Paralimpíada – comentou.
Para chegar na final das Paralimpíadas de 2004, o Brasil teve que passar por Coreia do Sul, França, Grécia, Espanha e Argentina (na primeira fase). E a Seleção passou bem por todos os adversários. Mas a partida inesquecível daquela conquista foi a final diante da Argentina, quando o Brasil venceu, no sufoco, por 3 a 2. Fábio, hoje técnico do Brasil, era o goleiro daquele time e lembra bem da partida.
– Não adianta, podemos estar sempre com o time melhor, mais bem arrumado, mas se pegarmos a Argentina vai ser sempre difícil e aquele ano não foi diferente. Jogo muito complicado – comentou.
Os principais jogadores da equipe campeã foram: o goleiro Fábio, o capitão Sandro e João, o artilheiro do campeonato com nove gols. Alguns atletas daquele time ainda jogam pela Seleção, caso dos defensores Bill e Damião. Ao comparar esta equipe de 2004 com a atual, Sandro exalta o poder defensivo da geração de 2004 e a genialidade dos atletas atuais.
– Aquele time era mais limitado tecnicamente, porém se superava na defesa. Era uma zaga forte fisicamente e que terminou a primeira fase sem levar gols. Já este grupo de agora tem jogadores que podem decidir a qualquer momento uma partida – comentou.
A Seleção Brasileira tem números expressivos. Desde 2007 o Brasil não sabe o que é perder um campeonato. Dentre os títulos conquistados, podemos destacar: Jogos Paralímpicos três vezes e Mundial uma. O último revés aconteceu em 2006, diante da Argentina, no Mundial. De lá para cá, a Seleção Canarinho papou todos os títulos que disputou.
Agora o Brasil se prepara para continuar esta história bonita de conquistas. Com os melhores do mundo, Jefinho e Ricardinho, além de outros jogadores conceituados, a Seleção se prepara para o Mundial, que acontece em novembro, no Japão.
Histórico da conquista:
Brasil 4 x 0 Coréia do Sul
Brasil 4 x 0 França
Brasil 1 x 0 Grécia
Brasil 3 x 0 Espanha
Brasil 2 x 0 Argentina
Final
Brasil 3 x 2 Argentina
Todos os títulos conquistados desde 2007:
2007 – Copa IBSA e Parapanamericano
2008 – Jogos Paralímpicos
2009 – Copa América e I Desafio Internacional Caixa Loterias
2010 – Mundial de Futebol
2011 – II Desafio Internacional Caixa Loterias e Parapanamericano
2012 – III Desafio Internacional Caixa Loterias e Torneio Internacional de Madrid
2013 – Torneio internacional de Ozaka, Torneio Internacional de San Luiz e Copa América
2014 – Quadrinations Cup
