Seleção Brasileira faz 109 anos - SóEsporte
Futebol

Seleção Brasileira faz 109 anos

Primeiro jogo da equipe foi em 21 de julho de 1914

Seleção Masculina de 1930

Orgulho de milhões de torcedores, símbolo maior do esporte nacional, a Seleção Brasileira completa nesta sexta-feira 109 anos. Foi exatamente em 21 de julho de 1914 que a equipe disputaria seu primeiro jogo e iniciaria uma trajetória de excelência que culminaria com a conquista de cinco títulos mundiais de futebol.

Naquele dia, no estádio das Laranjeiras, lotado, a Seleção enfrentaria o Exeter City, time da Terceira Divisão inglesa. Não se tem registro oficiai da quantidade de gente que prestigiou a partida. O que se sabe é que muitos assistiram ao jogo de pé e viram o Brasil vencer por 2 a 0, gols de Osman (America FC) e Oswaldo Gomes (Fluminense).

Seleção Brasileira conquista seu primeiro título mundial em 29 de junho de 1958Seleção Brasileira conquista seu primeiro título mundial em 29 de junho de 1958
Créditos: Divulgação

“A Seleção Brasileira é motivo de orgulho para todos nós. Sua história repleta de conquistas vai muito além do futebol. Abre fronteiras, une os povos e transmite alegria por onde passa”, disse o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

“Nesta data, quero parabenizar todos aqueles que contribuíram para a grandeza da Seleção, masculina e feminina, ao longo desses 109 anos: atletas, treinadores e treinadoras, profissionais e colaboradores dos mais diversos setores. E, claro, parabenizar também seus torcedores, aqueles que são a razão de ser do futebol”, prosseguiu Ednaldo.

Seleção Brasileira, campeã mundial de 1962Seleção Brasileira, campeã mundial de 1962
Créditos: Seleção Brasileira, campeã mundial de 1962

O até hoje estádio do Fluminense seria por muitos anos a casa da Seleção Brasileira e havia um modo bem característico da “transmissão” dos jogos no início do século passado. Na época, não existia TV e o rádio apenas engatinhava.

Os paulistas, por exemplo, acompanhavam as “pelejas” postados em frente à sede do Jornal O Estado de S. Paulo. Foi assim durante o Campeonato Sul-Americano de 1919. Naquela oportunidade, milhares de pessoas se concentravam na Praça Antônio Prado, na capital paulista, onde se localizava o periódico, e ficavam aguardando informações.

Por telefone, o correspondente do jornal, no Rio, relatava o que se passava nas Laranjeiras. Na redação, os jornalistas faziam resumos fragmentados do andamento dos jogos, rodavam cópias e as afixavam na entrada do prédio. Aos poucos, a multidão tomava conhecimento do placar e dos principais lances e gritava e pulava como se estivesse numa arquibancada.

Seleção comemora título da Copa do Mundo de 1970Seleção comemora título da Copa do Mundo de 1970
Créditos: Reprodução/FIFA

A Seleção já criava assim, desde cedo, uma conexão umbilical com os brasileiros. Vieram as Copas do Mundo, a tristeza da perda do título de 1950, no Maracanã, e as seguintes gerações de ouro que levaram o Brasil a ser a única pentacampeã mundial.

Pelé e tantos outros craques começaram a dar seu recado na Copa de 1958. Depois, veio o bi em 1962 e o tri em 1970, com uma profusão de jogadores de ponta, reconhecidos como os melhores do mundo em suas respectivas posições.

Seleção Brasileira, campeã da Copa de 1994Seleção Brasileira, campeã da Copa de 1994
Créditos: Seleção Brasileira, campeã da Copa de 1994

O tetra em 1994 e o penta em 2002 consolidaram essa supremacia quase centenária da Seleção Brasileira, ainda hoje celeiro de grandes nomes do futebol mundial. Cada vez mais envolvida com o dia a dia dos brasileiros, a Seleção chega aos 109 anos com a convicção de que ainda há muito a se fazer e de olho na conquista do hexa.

Kleberson, Belletti e Gilberto Silva festejam título de 2002Kleberson, Belletti e Gilberto Silva festejam título de 2002
Créditos: FIFA/Getty Images

Mas não é só no futebol masculino que a Seleção Brasileira fez e faz história. A equipe feminina também já se impôs como uma das melhores do mundo. Soberana na América do Sul, onde coleciona oito títulos da Copa América, a Seleção encantou o planeta em 2007, quando ficou com o vice na Copa do Mundo disputada na China.

Também já obteve duas medalhas de prata em Jogos Olímpicos e atualmente está na Austrália para um novo Mundial, em busca da primeira estrela, representada por uma equipe mesclada por jovens e veteranas e que tem em Marta, seis vezes eleita a melhor do mundo, a sua grande referência.

Seleção Feminina do Brasil em ação contra a Nova Zelândia - Copa do Mundo Feminina 2007Seleção Feminina do Brasil em ação contra a Nova Zelândia – Copa do Mundo Feminina 2007
Créditos: Getty Images / FIFA

Pela Seleção Feminina, vários outros nomes também ganharam notoriedade mundo afora. É o caso, por exemplo da volante Formiga, detentora de um recorde incrível: disputou sete Copas do Mundo (1995, 1999, 2003, 2007, 2011, 2015 e 2019), feito que nenhum jogador do planeta alcançou.

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.