Seleção Brasileira Feminina de Goalball é convocada para a I Fase de Treinamento - SóEsporte
Especiais

Seleção Brasileira Feminina de Goalball é convocada para a I Fase de Treinamento

Etapa dá início à preparação da equipe que irá disputar os Jogos Parapan-Americanos de Toronto, no Canadá, no mês de agosto

Rio de Janeiro/RJ – As grandes exibições da Seleção Brasileira Feminina de Goalball no Campeonato Mundial IBSA 2014, que resultaram na quinta colocação, a melhor da história, fortalecem o entusiasmo de uma equipe que quer chegar aos Jogos Paralímpicos do Rio 2016 como uma das fortes candidatas ao pódio. Visando formar um grupo vitorioso, a comissão técnica inicia a preparação das atletas na I Fase de Treinamento entre os dias 06 e 13 de abril, na Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos (Andef), em Niterói, no Rio de Janeiro.
Em 2015, o maior desafio será a disputa dos Jogos Parapan-Americanos de Toronto, no Canadá, de 07 a 15 de agosto. O evento é a última grande competição antes das Paralimpíadas, e poderá colocar o Brasil novamente frente a frente dos Estados Unidos, algozes no Mundial, e atuais campeões da competição.
A convocação do primeiro encontro do ano conta nove atletas, no qual quatro – de um total de seis – estiveram no último Mundial. Inclusive, Victoria Amorim, de 17 anos, que puxa a fila das jovens atletas presentes na lista. Confira.
Alaine Lilian da Silva – IBC/RJ
Ana Carolina Duarte Ruas Custódio – SESI/SP
Denise Daniele Batista de Souza – APACE/PB
Gleyse Priscila Portiolli de Souza – SESI/SP
Jessica de Fátima Rodrigues Alves – URECE/RJ
Jessica Gomes Vitorino – UNIACE/DF
Neusimar Clemente dos Santos – IBC/RJ
Simone Camargo Rocha – SESI/SP
Victória Amorim dos Santos – URECE/RJ
Comissão Técnica
Dailton Freitas do Nascimento – Técnico
Daniel Brandão Martins – Fisioterapeuta
Jonatas Silva da Cunha Castro – Auxiliar Técnico
José Dionizio Lisboa Barbante Júnior – Preparador Físico
Paulo Sérgio de Miranda – Coordenador
Thatiana Carolina Schulze Goni – Médica
Foto: Simone Rocha é a mais experiente do grupo (Wander Roberto/CBDV/Inovafoto)

Judô para Cegos abre a temporada 2015, em SP

Evento é um grande teste para os atletas da seleção se prepararem para o Mundial da IBSA e Parapan-Americano, onde terão que encarar judocas de nível internacional na principal competição da modalidade no país

Rio de Janeiro/RJ – Nada melhor que começar a temporada 2015 com um evento de uma das modalidades que mais conquistam medalhas para o Brasil em Jogos Paralímpicos. No dia 14 de março, a cidade de São Paulo será sede do Grand Prix Internacional INFRAERO de Judô para Cegos. A competição será realizada na Universidade São Judas Tadeu, unidade Mooca, e contará com a participação de aproximadamente 180 atletas.
Além dos judocas de todo o Brasil, o evento, que chega a sua quarta edição, contará com a presença de potências mundiais. Três grandes centros do Judô Paralímpico estão confirmados na competição: Argentina, Canadá e Inglaterra. A presença destes países promete acirrar ainda mais os duelos pelo pódio.
– O Grand Prix neste início de ano é um aberto que permite a participação de outros países. Para nós da seleção é interessante e proveitoso, porque vamos competir com atletas que vão estar no Mundial da IBSA (em maio) e nas Paralimpíadas (Rio 2016). Vamos ter um conhecimento a mais sobre os adversários e poder se preparar para estes grandes eventos – disse Rayfran Pontes, atleta da categoria -60 kg.
A etapa será disputada nas categorias, Adulto e Iniciante, ambas no masculino e feminino. E quem estará observando tudo de perto é a comissão técnica da seleção brasileira. Ao longo da história, o Grand Prix Internacional INFRAERO de Judô para Cegos surge como vitrine e celeiro de novos talentos para que o Brasil continue se destacando nas competições internacionais. Ex-judoca da seleção e atual vice-presidente da CBDV, Helder Maciel Araújo falou sobre a importância da competição nacional.
– O GP é uma referência do Judô Paralímpico brasileiro. Os dois maiores eventos no Brasil (que conta ainda com a Etapa Final do GP) servem, tanto para a preparação da seleção quanto para o surgimento de novos talentos. A categoria iniciante se torna importante para a comissão técnica da seleção, que está observando um novo atleta disputando um campeonato mais forte – destacou o vice-presidente.
A competição é uma realização da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais, patrocínio da INFRAERO, e apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro e da Universidade São Judas Tadeu.
Confira a programação do evento.
8h30 – Abertura
9h – Início das competições
14h – Premiação da Categoria Iniciante
16h – Finais da Categoria Adulto
17h30 – Premiação da Categoria Adulto
Serviço
Evento: Grand Prix Internacional INFRAERO de Judô para Cegos
Data: 14 de março de 2015
Horário: 8h30
Local: Universidade São Judas Tadeu
Endereço: Rua Taquari, 546 – Mooca – São Paulo/SP
Entrada franca
Foto: Rayfran Pontes em duelo contra atleta da Mongólia no GP Internacional de 2014 (Willian Lucas/CBDV/Inovafoto)
Comunicação CBDV
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.