A Seleção Brasileira Sub-19 Masculina venceu a República Tcheca, nesta quarta-feira (dia 19), por 73 a 69 (38 a 31 no primeiro tempo), em partida realizada na Sparta Arena Podvinng Mlyn, em Praga, na República Tcheca. As duas equipes voltam a se enfrentar na sexta-feira (21). No sábado (22), a seleção comandada pelo técnico Demétrius Ferracciú enfrenta a seleção do Canadá, no último desafio preparatório para o 11º Campeonato Mundial de Praga, que será realizado de 27 de junho a 7 de julho, na capital do país.
O cestinha do jogo foi o ala-pivô paranaense Daniel Barbieri, com 15 pontos, que defende o Clube espanhol Caja Laboral. Outros destaques na vitória brasileira foram o ala-pivô Leonardo Demétrio e o pivô Lucas Dias, com 13 e dez pontos, respectivamente.
“Foi um jogo bem movimentado. No começo do jogo entramos desfocados, mas conseguimos dominar a partida e vencer o confronto com uma vantagem de quatro [73 a 69]. O mais importante foi a possibilidade de variar bastante taticamente em algumas situações defensivas para poder ajustar ainda melhor, as jogadas que serão usadas no Mundial”, analisou Demétrius.
BRASIL (16 + 22 + 20 + 15 = 73)
Daniel Barbieri (15pts), Leonardo Demetrio (13), Lucas Dias (10), Guilherme (8), Danilo (6) e Antonio (6), Felipe Braga (5), Deryk (4) e Eduardo (4), Humberto (2).
REPÚBLICA TCHECA (18 + 13 + 24 + 14 = 69)
11º Campeonato Mundial
O 11º Campeonato Mundial Sub-19 Masculino será realizado de 27 de junho a 7 de julho, em Praga, na República Tcheca. O Brasil está no grupo “C” do Mundial e faz sua estreia contra a seleções da Sérvia, no dia 27 de junho. Na sequência, os brasileiros enfrentarão as equipes do Senegal (28) e Austrália (29). No grupo “A”, estão Croácia, Espanha, Canadá e Coréia. O “B” é formado por Irã, República Tcheca, Lituânia e Argentina. E no “D” ficaram China, Costa do Marfim, Estados Unidos e Rússia.
Forma de Disputa:
Na primeira etapa da competição, as equipes se enfrentam nos seus respectivos grupos. Os três primeiros de cada chave se classificam para as oitavas de final. Os times que ficarem na quarta colocação disputam de 13º a 16º lugares. Nas oitavas de final, as doze seleções serão divididas em dois grupos de seis e as equipes voltam a se enfrentar em seus respectivos grupos. Os quatro primeiros de cada chave passam para as quartas de final. Os que ficarem em quinto e sexto disputam de 9º a 12º lugares.