Primeira parada no país sede do evento será na cidade de Pajulahti, onde ficam por uma semana para período de aclimatação. Estreia brasileira será no dia 30 de junho, e um dos jogos de abertura da competição terá a seleção masculina

A Seleção Brasileira de Goalball seguiu nesta quinta-feira (19) para Pajulahti, na Finlândia, onde ficará em período de aclimatação por uma semana, antes do Campeonato Mundial IBSA 2014, que será realizado na cidade de Espoo. O Brasil será representado na competição nas duas categorias, masculina e feminina.
A ideia de chegar ao país europeu com uma semana de antecedência faz parte do planejamento da comissão técnica, que tem como objetivo deixar os atletas ambientados com o clima da região e não sentirem o fuso horário (6h a mais em relação ao horário de Brasília).
A chegada está prevista para esta sexta-feira (20), em Helsinque, capital da Finlândia. De lá, toda a delegação segue direto para Pajulahti, onde ficam em treinamento até o dia 26 de junho, quando seguem para Espoo.
As equipes brasileiras estreiam no dia 30, com os atuais medalhistas de prata paralímpico encarando a Bélgica no jogo de abertura da competição, e as meninas do Brasil enfrentando a Austrália.
Apoio ao esporte
Em grande evolução na modalidade, principalmente depois dos bons resultados conquistados nos últimos quatro anos, o Brasil segue para a Finlândia em busca de uma medalha inédita no Mundial. O patrocínio da CAIXA Loterias tem sido fundamental para os atletas, inclusive durante a preparação para a principal competição do ano, o que dá mais confiança para novas conquistas.
A modalidade conta também com o apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), que repassa à Confederação recursos da Lei Piva, do Governo Federal.
Foto: Equipe feminina no Aeroporto do Galeão antes do embarque para a Finlândia
Por Tadeu Casqueira
Rio de Janeiro (RJ)
