Com uma equipe muito nova e em processo de renovação, a Seleção Feminina de Pernambuco treina para o Campeonato Brasileiro Sub-17 de Seleções, entre os dias 25 de novembro e 2 de dezembro, com um único pensamento: se manter na 1ª Divisão. A maior competição do basquete de base do país será realizada este ano em Goiânia (GO) e irá reunir as 54 melhores seleções do país, representando os 26 estados e o Distrito Federal.
“A base da equipe é formada por meninas do projeto social Nosso Clube Pernambuco e do Colégio 2001. São nossos maiores incentivadores. Todas as jogadoras têm 15 anos e vamos tentar nos manter na 1ª Divisão, pois iniciamos um trabalho de longo prazo. É um grupo para pensarmos grande daqui a três anos. Medalha, agora, é muito difícil”, afirmou o técnico Mário Ramires.
O time feminino de Pernambuco está no Grupo “B” ao lado do Distrito Federal, Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. No “A” estão Mato Grosso, Maranhão, Minas Gerais, Santa Catarina e São Paulo. A equipe pernambucana estreia contra o Distrito Federal, no dia 25, às 12h30 de Brasília. Os jogos da 1ª Divisão serão realizados no ginásio do Rio Vermelho.
No masculino, a Seleção de Pernambuco comandada pelo técnico Guilherme Negreiros está na 3ª Divisão. A equipe caiu no Grupo “B” ao lado de Alagoas, Tocantins, Sergipe e Rondônia. No “A” estão Amazonas, Paraíba, Piauí e Roraima. Na primeira rodada, os pernambucanos vão enfrentar Tocantins, no dia 25, às 11h. As partidas da 3ª Divisão serão realizadas no SESI Clube Antônio Ferreira Pacheco.
O Campeonato Brasileiro de Seleções Sub-17 Feminino e Masculino é organizado e realizado pela CBB, com apoio da Federação Goiana de Basquetebol e financiado com recursos do BRADESCO por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, programa do Ministério do Esporte.
