Seleção Paraibana Sub 15 de basquete masculino enfrenta Rio Grande do Sul - SóEsporte
Basquete

Seleção Paraibana Sub 15 de basquete masculino enfrenta Rio Grande do Sul

Sem o armador Paulinho e o pivô Caio, a Seleção Paraibana Sub 15 busca a primeira vitória no Campeonato Brasileiro Sub-15 Masculino da 1ª Divisão, enfrentando o Rio do Sul.  Os dois atletas estão machucados e desfalcam o time comandado por Adriano Lucena.

A seleção do Rio de Janeiro ganhou do Maranhão por 85 a 43 (49 a 20 no primeiro tempo), na abertura da segunda rodada do Campeonato Brasileiro Sub-15 Masculino da 1ª Divisão, que está sendo disputado no ginásio do 8º Batalhão da Polícia Militar de Santa Catarina, em Joinville. Os cestinhas da partida foram os cariocas Tiago Zibecchi e Fabrício Veríssimo, com 19 e 18 pontos, respectivamente. O destaque maranhense foi Lucas Ribeiro, com 12 pontos. O time do Rio soma quatro pontos (duas vitórias) enquanto o Maranhão está com dois (duas derrotas).

“O time demorou a se encaixar em quadra, mas depois que se encontrou fez uma boa partida. Aproveitei para utilizar os 12 jogadores e fiz experiências de formação. Amanhã (segunda) teremos uma partida importante contra São Paulo, que é um adversário direto na disputa por uma vaga na semifinal. Para conseguir um resultado positivo é fundamental jogar focado desde o início”, disse o técnico do Rio de Janeiro, Igor Barbosa. “Nosso objetivo é ser o primeiro do grupo e precisamos vencer os últimos dois jogos”, completou.

Na sequência, São Paulo garantiu sua segunda vitória – chegou aos quatro pontos na competição –, ao derrotar o Distrito Federal por 84 a 42 (42 a 21), com 22 pontos do cestinha Iago Santos. O principal pontuador brasiliense foi Rodrigo Costa, com 11 pontos..

“Começamos um pouco devagar e só no início do segundo quarto é que encontramos nosso ritmo de jogo. A defesa encaixou, o ataque deslanchou e conseguimos a vitória. Agora é pensar no Rio de Janeiro que é o jogo que vai definir o primeiro lugar da chave. Já avisei para a garotada que precisamos entrar focado desde o início para evitar qualquer surpresa”, comentou o técnico de São Paulo, Willians Ribeiro.

No terceiro jogo deste domingo, a atual campeã brasileira, a equipe de Minas Gerais, mostrou a sua força e venceu a Paraíba por 105 a 29 (50 a 19). O destaque foi o mineiro Flanderson Cardoso, com 17 pontos. O paraibano Paulo Araújo foi o melhor de sua seleção, com oito pontos.

“Estreia é sempre estreia e nove dos dez atletas estão disputando pela primeira vez o Brasileiro. Eles estavam nervosos e eufóricos. Por isso, foi uma vitória importante. A tendência é o time crescer a cada partida. Já disse para eles que o próximo adversário será sempre o mais difícil. Por enquanto não adianta pensar em semifinal. É um grupo de muito potencial e acredito muito neles”, explicou o técnico de Minas Gerais, Júlio Cançado.

E fechando a segunda rodada, o Rio Grande do Sul superou Santa Catarina por 68 a 66 (34 a 23), numa partida disputada do início ao fim. A cesta de três pontos da vitória foi marcada por Jaime Bender Júnior quando o cronômetro estava zerando. Os cestinhas foram o catarinense Geovani Teixeira e o gaúcho João Victor Bachtold, com 27 e 23 pontos, respectivamente.

“Faltavam quatro segundos para o fim do jogo. A bola veio nas minhas mãos e arremessei com convicção que ia acertar. Foi muita felicidade para todos nós e uma emoção maior pra mim. Agora vamos continuar com nosso objetivo de terminar em primeiro no grupo e garantir a vaga na semifinal”, disse, emocionado, Jaime, que marcou três pontos e defende a equipe do Projeto Cestinha, de Santa Cruz do Sul.

A terceira rodada terá os seguintes confrontos, nesta segunda-feira (9): Distrito Federal x Paraná (14h de Brasília), Rio de Janeiro x São Paulo (16h), Minas Gerais x Mato Grosso do Sul (18h) e Rio Grande do Sul x Paraíba (20h). A entrada é franca.

O Campeonato Brasileiro Sub–15 Masculino – 1ª Divisão é organizado e realizado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB), com o apoio da Federação Catarinense de Basketball e do 8º Batalhão da Polícia Militar de Santa Catarina (Joinville), e financiado pela Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal por meio do convênio com o Ministério do Esporte.

Forma de Disputa

De acordo com o regulamento, na primeira fase as equipes jogam entre si nos seus respectivos grupos. As duas primeiras colocadas de cada chave se classificam para fase semifinal, nos seguintes cruzamentos: 1º A x 2º B e 1º B x 2º A. Os ganhadores decidem o título, enquanto os perdedores disputam o terceiro lugar. Os três últimos colocados disputam a Segunda Divisão em 2014.

Grupos

“A”: Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Rio Grande do Sul e Santa Catarina
“B”: Distrito Federal, Maranhão, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo

Tabela do Brasileiro

1ª Rodada – Dia 7 de dezembro (Sábado)
Maranhão 35 x 143 São Paulo, Rio de Janeiro 52 x 39 Paraná, Mato Grosso do Sul 45 x 70 Rio Grande do Sul e Santa Catarina 88 x 29 Paraíba .

2ª Rodada – Dia 8 de dezembro (Domingo)
Maranhão 85 x 43 Rio de Janeiro, São Paulo 84 x 42 Distrito Federal, Paraíba 29 x 105 Minas Gerais e Rio Grande do Sul 68 x 66 Santa Catarina

3ª Rodada – Dia 9 de dezembro (Segunda-feira)
Distrito Federal x Paraná (14h), Rio de Janeiro x São Paulo (16h), Minas Gerais x Mato Grosso do Sul (18h) e Rio Grande do Sul x Paraíba (20h)

4ª Rodada – Dia 10 de dezembro (Terça-feira)
Distrito Federal x Maranhão (14h), São Paulo x Paraná (16h), Minas Gerais x Rio Grande do Sul (18h) e Santa Catarina x Mato Grosso do Sul

5ª Rodada – Dia 11 de dezembro (Quarta-feira)
Paraná x Maranhão (14h), Rio de Janeiro x Distrito Federal (16h), Mato Grosso do Sul x Paraíba (18h) e Santa Catarina x Minas Gerais (20h)

Dia 12 de dezembro (quinta-feira)
Disputa de 5º ao 8º lugares

3º B x 4º A (14h) e 3º A x 4º B (16h)
Fase Semifinal
1º B x 2º A (18h) e 1º A x 2º B (20h)

Rodada Final – Dia 13 de dezembro (Sexta-feira)
08h00 – Disputa de 7º e 8º lugares
10h00 – Disputa de 5º e 6º lugares
12h00 – Disputa de 3º e 4º lugares
14h00 – Disputa de 1º e 2º lugares
OBS: Horário de Brasília.

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.