Os jogadores e integrantes da comissão técnica da Seleção Brasileira receberam duas visitas ilustres na passagem por Fortaleza. Dois artilheiros, cada um no seu tempo, o ex-gremista Jardel, que se consagrou no Porto e no Sporting, e Mirandinha, o primeiro brasileiro a jogar na Inglaterra.
No treino no Presidente Vargas, o cearense de Fortaleza Mario Jardel de Almeida Ribeiro foi saudado com entusiasmo pelos jogadores. Especialmente por dois atacantes, que se revelaram admiradores do seu estilo e pela facilidade com que Jardel fazia gols: Fred e Hulk. Este se mostrou mesmo um grande fã.
– O Jardel é rei até hoje em Portugal. Ele tem muito prestígio, é querido por todos os torcedores, e deixou saudade.
Jardel foi recebido com muito carinho também por Felipão, seu técnico na melhor fase da carreira no futebol brasileiro, com a camisa do Grêmio, com a qual conquistou muitos títulos.
Jardel teve a companhia também de seu ex-técnico Júnior, do Ferroviário, onde começou, e hoje das divisões de base do Ceará. Ele contou um pouco da sua carreira, desde o início no juvenil do Ferroviário, e lembrou o período difícil no Vasco, quando chegava a ser vaiado até em treinamento.
– Eu ficava treinando sozinho com o Júnior, ele me ensinava a me posicionar, e as pessoas nos chamavam de malucos. No Vasco, foi difícil, mas aprendi muito. Bastava eu levantar do banco, para substituir alguém, para a torcida gritar: “Jardel, não!”. Mesmo assim, foi uma época boa.
Negociado para o Grêmio, encontrou no grande time montado por Felipão, em 1995, o clube para fazer o seu futebol feito de muitos gols surgir. Foi artilheiro gaúcho e das Américas, campeão da Libertadores, duas vezes estadual e da Recopa Sul-Americana. Com a camisa do Grêmio, marcou 65 gols em 74 jogos.
Do Grêmio foi para o Porto, de Portugal, aonde chegou ao auge da carreira. Foi seis vezes campeão português e quatro vezes artilheiro da competição. Fez 130 gols em 125 jogos, uma marca incrível. Ganhou duas Bolas de Ouro e uma Chuteira de Ouro.
Em seguida, no Galatasaray, da Turquia, uma passagem breve, mas ainda com muitos gols: 22 em 24 jogos.
Voltou a Portugal para se reencontrar com a ascensão. Para jogar no rival Sporting, de 2001 a 2003, período em que voltou a fazer gols em quantidade que poucos artilheiros conseguem: 53 gols em 49 jogos.
Mirandinha, do gol a Wembley a ser o 1º brasileiro contratado pelo futebol inglês
Houve muitos Mirandinhas, ainda existem e outros virão no futebol brasileiro. Mas Francisco Ernandi Lima da Silva, cearense do município de Chavel, foi o primeiro jogador brasileiro a ser contratado pelo futebol inglês.
Mirandinha, que como Jardel começou no Ferroviário do Ceará e jogou na Seleção Brasileira de 1987 a 1989, em que disputou quatro jogos, um deles em Wembley, contra a Inglaterra, quando marcou um gol.
O atacante foi contratado então para jogar na Inglaterra, no New Castle.
No Brasil, Mirandinha jogou em muitos clubes, com destaque no Botafogo, Náutico e Palmeiras, clubes em que marcou muitos gols.