São Sebastião do Paraíso, MG – Das 19 atletas convocadas para a Seleção Brasileira Sub-15 Feminina, 13 seguem a preparação para o 19° Campeonato Sul-Americano da categoria na cidade mineira de São Sebastião do Paraíso. Na primeira semana foram realizados testes físicos e exames nutricionais e fisiológicos, além dos treinos técnicos e táticos. O técnico Júlio César Patrício faz uma avaliação do trabalho que está sendo desenvolvido.
“Finalizamos a primeira semana com a realização de diversos testes e todas atletas responderam muito bem. Nossa ideia para a segunda semana é enfatizar ainda mais o tático da equipe e passar a nossa filosofia de jogo. Além disso, pretendemos realizar dois amistosos contra equipes femininas da região. Já conhecia esse grupo do Brasileiro de Base e fico feliz porque temos uma diversidade muito grande de atletas em todas as posições. Tenho a convicção de que faremos um bom papel no Sul-Americano”, explica o técnico.
O fisiologista das seleções brasileiras, Rafael Fachina, presente em tempo integral durante a fase de preparação, vem estudando e colaborando juntamente com a comissão técnica, fisioterapeutas, nutricionista e preparador para que as atletas não tenham nenhum tipo de lesão ou overtraining – termo usado para designar um excesso de treinamento -.
“Os testes realizados com as meninas são os mesmos aplicados em todas as categorias. Analisei as atletas neste período pré-competitivo e o resultado foi positivo, conforme o esperado. Elas estão realizando em alguns dias da semana três períodos de treinos, onde intercalamos de acordo com as posições. Estamos avaliando elas o tempo todo para que não tenham uma sobrecarga, causando alguma lesão ou overtraining, baseados nas literaturas e estudos que temos realizado com as seleções brasileiras”.
Fachina destaca ainda como é feito o trabalho de prevenção com a equipe nacional. “Não temos capacidade de realizar longos treinos com as atletas, então eles são fragmentamos para que haja a recuperação necessária. É um trabalho que é feito em conjunto com todas as áreas. Na parte nutricional, a Emy Takahashi avalia e faz um acompanhamento de acordo com as necessidades que queremos alcançar. Nesse mesmo sentido, estamos realizamos duas reuniões por dia para o ajuste fino e assim cumprirmos o planejamento dentro do estipulado. Em termos físicos, todas estão alinhadas e rumando certinho para atingir o objetivo traçado”.
A seleção brasileira segue com os treinamentos até dia 16 de novembro, na Arena Olímpica de São Sebastião do Paraíso. O Sul-Americano será disputado na cidade venezuelana de Cumana, de 19 e 23 de novembro, e irá classificar os três primeiros colocados para a Copa América Sub-16 de 2013.
Seleção Brasileira Sub-15 Feminina
Nome – Posição – Idade – Altura – Clube – Naturalidade
Caroline Boz Eckert – Armadora – 15 anos – 1,69m – Basquete Jaraguá (SC) – SC
Larissa Jerônimo Carneiro – Armadora – 15 anos – 1,64m – Assoc. de Basquete de Presidente Venceslau (SP) – SP
Izabela Nicoletti Leite – Armadora – 13 anos – 1,70m – ADCF UNIMED Americana (SP) – SP
Isabella Fellini Hazim – Ala/Armadora – 15 anos – 1,70m – CB Chapecó (SC) – SC
Mariana Moura Hofmann Fuckner – Ala/Armadora – 15 anos – 1,78m – ADC Bradesco (SP) – PR
Fabíola Conceição Alexandrino – Ala – 15 anos – 1,84m – ADC Bradesco (SP) – SP
Wytalla Taynara Eugenio Mota – Ala – 14 anos – 1,74m – ADC UNIMED Americana (SP) – SP
Mayara Crystina Leoncio Marins – Ala – 15 anos – 1,79m – GRESEP Mangueira/Petrobras (RJ) – RJ
Aline Cristina Cezario de Moura – Ala/Pivô – 15 anos – 1,85m – ADCF UNIMED Americana (SP) – SP
Letícia Cristina Soares Josefino – Pivô – 15 anos – 1,83m – GRESEP Mangueira/Petrobras (RJ) – RJ
Marcela Lamark dos Santos – Pivô – 14 anos – 1,92m – C.E.M. Poá (SP) – SP
Mariana Moura Diaz – Pivô – 14 anos – 1,82m – APAB Barretos (SP) – SP
Ana Flávia Garcia de Souza – Pivô – 15 anos – 1,93m – GRESEP Mangueira / Petrobras (RJ) – RJ
Média de Idade: 14,6 anos
Média de Altura: 1,76m
Comissão Técnica
Diretora: Hortência Marcari
Administrador: Paulo Henrique Mardegan
Técnico: Júlio César Patrício
Assistentes Técnicos: Anne Amália de Freitas Sabatini e Vinícius Henrique Nunes Campos
Preparador Físico: Lucinei Carlos da Silva
Fisioterapeuta: Thayse Melo Lins
Médica: Paula Miranda
Nutricionista: Emy Takahashi


















