No último teste antes da estreia no Sul-Americano Sub-17 da Argentina 2013, a Seleção Brasileira enfrentou a Portuguesa Sub-17. Em partidia disputada sob as normas da competição, com direito a apenas três substituições e dois tempos de 45 minutos, melhor para o Brasil. Robert e Alisson marcaram os gols da vitória.
BRASIL
Marcos, Jeferson (Auro), Lucas, Eduardo e Abner; Gustavo, Índio (Thiago Maia) e Boschilia; Alisson, Mosquito e Caio Rangel (Robert).
A chuva de quarta-feira deu trégua e com um céu recheado de nuvens, mas com sol forte, o Brasil começou o jogo indo para cima. No entanto, apesar da busca intensa pelo gol, a bola ficou mais tempo sendo disputada no meio-campo e não foi parar nas redes.
No intervalo, o técnico Gallo fez duas alterações da equipe: Auro e Robert entraram no lugar de Jeferson e Caio Rangel, respectivamente.
O dedo do técnico se mostrou eficiente com menos de cinco minutos. Praticamente no primeiro lance de perigo da Seleção Brasileira na segunda etapa, Robert recebeu passe de Alisson dentro da área, arrumou o corpo e tocou no cantinho do goleiro da Lusa.
Como a Portuguesa saiu mais para o jogo depois de sofrer o gol, os espaços começaram a aparecer e o Brasil tomou conta do meio-campo. Alisson, que já vinha abusando da sua principal característica, a movimentação com velocidade no ataque, coroou a exibição dando números finais ao placar. Depois de se apresentar pelo meio, recebeu belo passe de Índio e teve apenas o trabalho de tirar o goleiro da jogada para fazer 2 a 0.
Bastante empenhadas no treinamento, as duas equipes continuavam se movimentando muito, mas a rede não voltou a balançar. Boa parte disso graças ao trabalho desempanhado pelas defesas, bem postadas a todo momento. Gallo ainda substituiu Índio por Thiago Maia, mas o placar não se alterou.
A Seleção Brasileira volta a entrar em campo no dia 3 de abril, já na primeira partida do Sul-Americano Sub-17. O adversário será o Chile, em jogo que será disputado em Mendoza, sede do Grupo B na competição.
