Sport Recife (PE), ADFC Unimed Americana (SP), São José/Colinas Shopping (SP) e Uninassau/América (PE) podem garantir neste fim semana suas vagas nas semifinais da Liga de Basquete Feminino (LBF) 2014/2015. Já Maranhão Basquete (MA), APAB/Barretos (SP), Basketball Santo André (SP) e Top Therm/Grupo Leonardi/Sicredi Unimed/Presidente Venceslau (SP) jogam a sobrevida e tentam levar a disputa para o terceiro e decisivo jogo.
Depois de vencer a primeira partida em casa, o Sport enfrenta o Maranhão neste sábado (dia 28), às 18h de Brasília, no ginásio Castelinho, em São Luís (MA), pelas quartas de final. Uma nova vitória garante a equipe pernambucana na semifinal. Mas o time maranhense quer se manter vivo na competição.
“No primeiro jogo, deixamos muito a desejar no aspecto da defesa, porque o ataque foi bem. Fazer 81 pontos está dentro do previsto. Agora, elas fazerem 95 pontos aí é muito difícil. Temos de nos esforçar mais na defesa para levar essa vitória”, analisa a técnica do Maranhão, a cubana Lisdeivi Pompa. Na fase de classificação, a equipe maranhense venceu os dois confrontos contra o Sport.
“Jogo muito difícil, contra uma equipe muito madura e com muita qualidade. Vamos precisar jogar com bastante determinação e sabedoria para vencer”, disse o técnico Rildo Accioly, do Sport Recife.
Atual campeã da LBF, Americana recebe a equipe de Barretos, também às 18h, no ginásio Centro Cívico, em Americana (SP). Se vencer, garante a classificação para a semifinal.
“Vai ser um jogo disputadíssimo e todas nós queremos avançar de fase e chegar na semifinal. Tivemos a felicidade de sair bem na série e pretendemos manter o foco, pois estaremos jogando em casa e, com certeza, colocaremos nosso ritmo do começo ao fim”, comenta a armadora Joice Rodrigues, de Americana.
“Tivemos grandes dificuldades no jogo anterior, pois, a equipe de Americana conseguiu uma excelente produtividade em todos os setores ofensivos. Precisamos de uma melhor eficiência defensiva para neutralizar isso”, explica o técnico Alexandre Escame, de Barretos.
O terceiro jogo no sábado será entre América e Presidente Venceslau, às 18h, no ginásio Wilson Campos (SESC Santo Amaro), em Recife (PE). Se o time do técnico Roberto Dornelas também conquistar a vitória, estará classificado.
“Trabalhamos e estudamos o que deu errado no primeiro jogo da série, para melhorar e garantir a vitória em casa, o que nos fará avançar para as semifinais”, afirma a armadora Adrianinha Moisés, do América.
“Vamos encarar o América com a expectativa de fazer mais uma grande partida. Sabemos que vai ser na casa delas, isso inclui o fator torcida, e estamos cientes do favoritismo do adversário. Treinamos e corrigimos alguns detalhes para tentar fazer mais um grande jogo”, destaca a armadora Natália Burian, do Presidente Venceslau.
No domingo, às 10h, São José e Santo André encerram a segunda rodada da série melhor de três das quartas de final. Se vencer no ginásio Lineu de Moura, na cidade de São José dos Campos (SP), a equipe do técnico Carlos Lima garante a vaga na semifinal.
