A Universidade Estadual da Paraíba – UEPB através do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas – CCBSA – Campus V João Pessoa – Paraíba, aprovo recentemente (concebeu), a ser executado pelos próximo 03 (três) anos o Projeto de Extensão Universitária intitulado, o I Seminário Pensando o Futebol Profissional da Paraíba: Desafios para a Construção de um ‘’Modelo Sustentável de Gestão do Futebol paraibano”.
O presente projeto foi inspirado e concebido durante a Copa do Mundo 2014, seu insucesso e, também, o do Campeonato Paraibano de Futebol edição 2014, que foi concluído a duras penas concomitante com a Copa realizado no Brasil, demonstrando, também, sua desorganização, daí, concluir que grande foi à decepção e a frustração por que o povo brasileiro passou com a expectativa criada pelos dirigentes da Confederação Brasileira de Futebol – CBF, Governo Federal Brasileiro e a mandatário maior do futebol mundial, a FIFA, que ditou as normas e procedimentos do evento, ferindo a soberania Nacional e se beneficiando da isenção de pagar impostos concedidos pelo Tesouro Nacional com a complacência e anuência do Poder Central, cominando com o fracasso e incompetência de nossa seleção em não conquistar a Copa do Mundo, uma vez que estávamos sediando o evento de magnitude internacional e que muito nos foi assegurados que estávamos com a mão na Taça.
Porém não nos avisaram que Taça era essa, daí a revolta do povo brasileiro e a humilhação diante do mundo inteiro, por esses e outros motivos, chegamos ao grande momento de repensar a estrutura do futebol brasileiro em todos os seus níveis e extrair desse fracasso as lições que devemos tirar analisando e repensando novos objetivos como pontos de partida para a grande redenção do esporte, especialmente, da Paraíba e do Brasil.
Principal objetivo
Discutir o futebol profissional paraibano a partir das iniciativas de Federação Paraibana de Futebol (FPF) e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), buscando construir um modelo de gestão esportiva inovador e sustentável. Esse é o principal objetivo do “1º Seminário pensando o futebol profissional da Paraíba: desafios para a construção de um modelo sustentável de gestão do futebol paraibano”, que será realizado nos dias 14 e 15 de outubro, no Auditório do Câmpus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado à Rua Horácio Trajano de Oliveira, em João Pessoa.
Durante o evento serão realizadas palestras e mesas redondas com a participação de representantes da FPF, gestores de clubes de futebol da primeira e segunda divisões da Paraíba, cronistas esportivos do Estado, secretários de esporte e lazer e segurança pública do Estado e de munícipios paraibanos, associação de árbitros da Paraíba, técnicos, jogadores de futebol e demais interessados na temática.
De acordo com o coordenador do evento, professor Francisco de Assis Bezerra, a idealização do seminário teve início após o fracasso brasileiro na Copa de 2014 e diante da participação irrelevante do futebol paraibano no campeonato nacional, despertando nele, que é apaixonado por futebol, o interesse em realizar um evento que discutisse perspectivas de melhorias nesse cenário.
Segundo o docente, a pretensão é que gestores e técnicos de clubes que são modelos de inovação e gestão para o futebol brasileiro também compartilhem com os participantes do evento as iniciativas exitosas empreendidas. Ao final do seminário será elaborada a “Carta de João Pessoa”, que irá nortear a linha de ação, a partir das discussões realizadas, para o futebol paraibano nos próximos três anos.
Promovido com o apoio da direção do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA) e Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da UEPB, a perspectiva é que esse seminário seja realizado por três anos consecutivos, contando com a participação de discentes, docentes e técnicos administrativos do CCBSA nas atividades de organização. As inscrições para o evento serão gratuitas e realizadas no site do evento, a ser divulgado em breve.

















