MP alerta integrantes dos órgãos de segurança e representantes das torcidas organizadas - SóEsporte
Futebol

MP alerta integrantes dos órgãos de segurança e representantes das torcidas organizadas

Presidente Amadeu Rodrigues e o vice Nosman Barreiro em reunião no Ministério Público com os dirigentes de clubes e o Promotor Dr. Valberto Lira

Presidente Amadeu Rodrigues e o vice Nosman Barreiro em reunião no Ministério Público com os dirigentes de clubes e o Promotor Dr. Valberto Lira

A Comissão Permanente de Prevenção  e Combate à Violência nos Estádios disponibilizou a oportunidade para que as Torcidas Organizadas que, pelos órgãos da imprensa, existiam no Estado da Paraíba, se “legalizassem”, com a apresentação de seus estatutos devidamente registrados em cartório, como determina a legislação que regulamenta as sociedades civis,e, para outras, diante do número de seus associados, apenas a apresentação dos seus estatutos, o preenchimento das fichas de cadastramento da torcida e dos seus sócios/torcedores. “Como é do conhecimento de Vossas Senhorias, após bastante tempo, conseguimos iniciar um processo de legalização das  torcidas organizadas no nosso Estado”, conforme a nota do MP.

“Oferecemos, de início, um prazo até o final  do ano pretérito. Diante das ponderações de alguns líderes dessas torcidas, adiamos o prazo até a última quarta-feira. E na data final, efetivamente, se cadastraram e,portanto, obtiveram autorização para adentrarem aos estádios, como organizações civis, devidamente legalizadas, as seguintes torcidas: MANCHA AZUL, na cidade de Cajazeiras, GALERA UNIDA DO GALO, TOCHA ALVINEGRA, GARRA RUBRO NEGRA E TORA, na  cidade de Grande, BOTACHOPP, FIAB, FOGOMANIA, IMPÉRIO ALVINEGRO e TORCIDA JOVEM( se dizentes do botafogo), além da ULTRAS 1936 ( se dizente do AUTO ESPORTE),  na cidade de João Pessoa e FORÇA ALVIVERDE,GARRA ALVIVERDE E MANCHA ALVIVERDE, na cidade de Sousa”.
Seguindo a nota afirma “PORTANTO, SÓ ESTAS TORCIDAS ESTÃO, POR LEI, AUTORIZADAS A ADENTRAREM AOS ESTÁDIOS DA PARAÍBA, COM CAMISAS IDENTIFICADORAS DAS MESMAS. QUALQUER OUTRA PRETENSA TORCIDA, SEM LEGALIDADE, PODERÁ ADENTRAR EM TAL SITUAÇÃO, DEVENDO SER PROIBIDO SEU ACESSO, NESTA CONDIÇÕES”.
Desta ainda o MT “Por outras bandas, atendendo pedidos das torcidas legalizadas, a Comissão decidiu pelas presenças de colocação de faixas, bandeiras com mastros e charangas nas arquibancadas, porém com regramento. E  umas das exigências é a apresentação pelo lider das torcidas dos nomes dos responsáveis por acada uma dessas situações, o que foi cumprido pela maioria das torcidas”.
“Por isso,estou remetendo a Vossas Senhorias as relações das pessoas que estão autorizadas a colocarem faixas nos estádios, portarem bandeiras com mastros e instrumentos de charangas. Além dessas pessoas,NENHUMA  OUTRA PESSOA PODERÁ adentar aos Estádios para colocação de faixas de suas torcidas, com bandeirolas de torcidas e portarem instrumentos de charangas”.
A nota diz “Esclareço, por oportuno, que, para os próximos jogos, a  partir de quarta-feira, dia 04  de fevereiro, outras torcidas,já cadastradas, poderão se habilitar. Para os jogos de amanhã, dia 31 de janeiro e domingo, dia 01 de fevereiro, só essas estão autorizadas”.
Alerta também “De acordo como estatuto do torcedor e a lei que regulamenta as torcidas organizadas,nenhuma torcida que não esteja cadastradas poderá adentrar aos estádios, neles colocarem faixas, adentrarem portando bandeiras identificadoras de torcidas organizadas, não cadastradas, nem adentrarem com instrumentos”.
“Solicito o empenho dos senhores comandantes das corporações militares dos locais de realização de jogos neste final de semana (João Pessoa,Campina Grande e Sousa) que exerçam fiscalização rigorosa neste ítem. REPITO. NENHUMA TORCIDA,SE DIZENTE ORGANIZADA, QUE NÃO ESTEJA NO ROL REMETIDO, E, PORTANTO, DEVIDAMENTE LEGALIZADA,PODERÁ ADENTRAR AOS ESTÁDIOS E  AS QUE NÃO CONSTAM DA LISTA DE RESPONSÁVEIS. NA CERTEZA DA COLABORAÇÃO DOS ÓRGÃOS DE SEGURANÇA, desejo a todos um bom final de semana”, afirma VALBERTO COSME DE LIRA, Coordenador da Comissão.
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.