Sergio Coelho (GCP Arquitetos) participa de painel sobre estádios da Copa em Coral Gables - SóEsporte
Futebol

Sergio Coelho (GCP Arquitetos) participa de painel sobre estádios da Copa em Coral Gables

O arquiteto Sergio Coelho, da GCP Arquitetos, será um dos participantes do painel sobre os estádios da Copa do Mundo no Museu de Coral Gables, região de Miami, no dia 6/6, das 16h às 18h. Coelho, que assina o projeto da Arena Pantanal, terá a companhia do arquiteto Fernando Balveti (Beira-Rio) e do jornalista Rodrigo Prada (Portal 2014) em um painel que será moderado pela arquiteta Alice Cimring.

O evento abre a exposição intitulada “12 Stadiums, 12 Cities”, que trará imagens e maquetes de todos os estádios projetados para a Copa do Mundo, com curadoria de Adriana Sabino e promovida pelo proprio Museu de Coral Gables e pelo Centro Cultural Brasil-USA da Flórida (CCBU).

Segundo o museu, o foco dessa exposição, que aproveita o interesse mundial no Brasil como sede da Copa do Mundo de 2014, um dos maiores acontecimentos esportivos do planeta, é a arquitetura  esportiva de ponta, a sustentabilidade dos estádios e a diversidade cultural do Brasil representada pelo conjunto de doze cidades.

Durante o período de duração da exposição, o CCBU e o Museu de Coral Gables apresentarão um programa paralelo que inclui a  transmissão dos jogos da Copa na praça externa do Museu (eventos gratuitos), uma palestra com arquitetos que projetaram alguns dos estádios, a exibição de filmes e palestras sobre cultura brasileira, música, e futebol além de oficinas de arte e cultura brasileira para crianças.

“A Arena Pantanal representa a nossa linha de trabalho, apoiada sempre em um design de qualidade e em requisitos de qualificação urbana, responsabilidade social e ambiental”, afirma Sergio Coelho, um dos sócios da GCP Arquitetos e responsável pelo projeto. No entorno do estádio, uma área com mais de 300 mil m², os cuiabanos terão acesso a uma praça com área de lazer, pista de caminhada, lanchonetes e restaurante, além de um projeto paisagístico com muito verde e um espelho d’água.

A questão do legado pode ser exemplificada pela flexibilidade do projeto. Durante o torneio de futebol, o estádio terá capacidade para 42.968 espectadores, atendendo o mínimo estabelecido pela FIFA – arenas que comportem 40 mil torcedores. Porém, como a estrutura é modular nas arquibancas superiores dos setores Norte e Sul, o governo do Mato Grosso poderá avaliar a demanda pós-campeonato reduzindo a capacidade para até 27 mil espectadores e, consequentemente, diminuindo os custos de manutenção. Coberta, a Arena Pantanal também poderá receber eventos diversificados, como shows, exposições e feiras, além de esportes.

Quanto às soluções de sustentabilidade, a lista é grande, e contempla desde o reuso de água, a ventilação natural e o uso de energia solar até o emprego de sistemas construtivos e materiais que possibilitaram a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), um sistema internacional criado para verificar e atestar a qualidade ambiental de um empreendimento.

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.