A CBF vai apresentar nesta quarta-feira, 1º de outubro, o novo calendário do futebol brasileiro para 2026. O anúncio, marcado para as 10h na sede da entidade, trará mudanças que mexem com estaduais, Copa do Brasil e outras competições nacionais.
O presidente da CBF, Samir Xaud, já havia declarado em agosto que o novo calendário seria revelado em até 60 dias, buscando aliviar o aperto de jogos que vem dando dor de cabeça a clubes e torcedores. Entre as novidades, os campeonatos estaduais vão passar por enxugamento: as tradicionais 16 datas devem cair para 11, afetando diretamente o formato dessas disputas.
CALENDÁRIO 2026
Outra grande alteração será na Copa do Brasil, que pode ter as fases iniciais disputadas em jogo único até as semifinais. Já a final pode seguir com partidas de ida e volta, mas não está descartada uma decisão em jogo único e campo neutro. A ideia é dar mais respiro ao calendário, sem perder o clima de mata-mata que tanto empolga a torcida.
A Copa do Nordeste também está na berlinda. Propostas sugerem um novo formato com 20 clubes divididos em quatro grupos, aumentando o equilíbrio e a emoção do torneio regional. Já a Copa Verde deve ganhar mais clubes, dando chance a estados que hoje têm apenas um representante.
COPA DO BRASIL E SÉRIE D
Entre as divisões nacionais, a Série D pode crescer de 64 para 96 clubes, aumentando o leque para times de todo o país. Por outro lado, a criação da Série E, que vinha sendo pedida por alguns clubes, não está nos planos da CBF neste momento, de acordo com Samir Xaud.
O calendário de 2026 ainda será impactado pela Copa do Mundo masculina, entre 11 de junho e 19 de julho, o que deve trazer pausa obrigatória no futebol nacional. Em 2027, a paralisação pode se repetir por conta do Mundial feminino, que será disputado no Brasil.
Por fim, a CBF já mexeu no cronograma de 2025: a Série A vai terminar mais cedo, em 7 de dezembro, e as fases decisivas da Copa do Brasil acontecerão após o Brasileirão, com a final marcada para 21 de dezembro. A medida visa acomodar a participação de possíveis clubes brasileiros na Copa Intercontinental, prevista para dezembro.
com informações da AFI
