Na tarde deste último dia 20 de janeiro, o Sindicato dos Jornalistas da Paraíba foi recebido pelo secretário de Comunicação do Estado, Luís Tôrres, em seu gabinete. Na conversa, pudemos expor as principais reivindicações dos jornalistas vinculados à administração estadual.
“Solicitamos que a Tabela de Vencimentos do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) dos jornalistas efetivos do quadro da Secretaria de Comunicação (Grupo Ocupacional Divulgação e Promoção Social – DPS 1.600) seja equiparada à Tabela de Vencimentos do Grupo Ocupacional Outras Atividades de Nível Superior – ANS 900. Estes profissionais, há anos, sofrem com uma grave injustiça no que diz respeito aos níveis salariais, fruto de um erro técnico do setor responsável há época da criação dos PCCRs dos servidores estaduais (2006)”, disse o presidente do Sindicato Rafael Freire, que esteve acompanhado do secreta´rio do Sindicatp, Land Seixas.
Continuou disse “requeremos, ainda, que sejam encaminhados os pedidos retidos de dezenas de jornalistas quanto ao direito à ascensão funcional prevista em lei, a maioria com mais de 20 anos de serviços prestados, mas, em alguns casos, recebendo menos que o piso estabelecido em Convocação Coletiva na rede privada, que é hoje de R$ 1.520,00 (data-base de 1º de abril de 2014)”.
“Por fim, destacamos que os jornalistas prestadores de serviço da Secom e de todos os demais órgãos do Governo do Estado também recebem vencimentos abaixo do piso acima referido”.
Rafael afirmou “este cenário, somado aos reajustes salariais implantados pelo Governo abaixo dos índices inflacionários, nos últimos três anos, tem gerado grande insatisfação da categoria, numa defasagem salarial de mais de 34%”.
O secretário Luís Tôrres se comprometeu a analisar os pleitos, consultar outros setores da administração e levar as questões ao governador, com retorno ao Sindicato previsto para a primeira semana de fevereiro.


















