Sistema Nacional do Esporte é debatido com promotoras trabalhistas - SóEsporte
Futebol

Sistema Nacional do Esporte é debatido com promotoras trabalhistas

O Ministério do Esporte segue na construção de um texto que formule da melhor maneira possível o Sistema Nacional do Esporte. Na útlima quarta-feira (02.09), foi dado mais um passo para a sua concretização, quando o ministro George Hilton recebeu em seu gabinete a promotora do Ministério Público do Trabalho, Ana Cláudia Bandeira Monteiro e a representante do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, Isa Oliveira.

“Ficamos muito contentes porque o ministro disse que o Sistema que está sendo construído pelo Ministério irá universalizar o direito ao esporte. Tem que garantir o direito ao esporte aos 14 anos sim, mas de uma maneira educativa”, disse Isa Oliveira.

A preocupação com a atenção às crianças e aos adolescentes também se reflete na frase de Ana Monteiro: “Para que não haja prejuízo à educação. Sabemos que temos a cultura do nosso país, que faz com que a maioria dos jovens queira ser jogador de futebol, mas nem todos serão bem sucedidos nessa profissão. Por isso, a política pública precisa atender aos que se tornarem e aos que não se tornarem atletas”.

Segundo elas, há uma pressão mundial para que se diminua o limite de idade para que o cidadão possa se tornar profissional aos 12 anos. Porém, elas contam com o apoio do governo federal para que esta faixa seja mantida nos 14.

“Uma das nossas preocupações é que seja mantida a idade mínima de 14 anos para o início das formações nas categorias de base. Entendemos que antes dessa faixa etária o adolescente não tem maturidade, precisa priorizar a escola”, explicou Isa, para em seguida, Ana Monteiro complementar: “Nós viemos também abordar a necessidade de se criar uma política publica em que o Estado brasileiro assuma o protagonismo com relação aos jovens que ingressam no futebol sem qualquer proteção e sujeitos aos mais diversos prejuízos”.

Petronilo Oliveira

Ascom – Ministério do Esporte

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.