O www.soesporte.com.br mostra os adversários de Campinense e Sousa no Campeonato Brasileiro da Série D. Campinense e Sousa atuando domingo. Conhecem todos os times que vão enfrentar os dois representantes paraibanos na primeira fase, bem como seus roteiros de viagem.
Uma das equipes favoritas ao acesso para Série C de 2013, o Campinense Clube entra na competição com um investimento alto e com o título de melhor time do Estado no momento.
Campeã paraibana de futebol desse ano, a Raposa terá pela frente, no Grupo A3 Baraúnas-RN, Horizonte-CE e Ypiranga-PE e Petrolina-PE. Desses cinco times, apenas dois clubes avançam para as oitavas de finais. Ao todo, o rubro-negro terá de percorrer 3.446 km entre viagens de ida e de volta, ao longo do Nordeste, nessa primeira fase.
Apesar da Raposa não ter enfrentado nenhum desses clubes na atual temporada, a preocupação em relação a enfrentá-los sem conhecê-los não deverá ser grande, já que muitos jogadores que passaram pela Paraíba hoje defendem as cores dos adversários.
O Petrolina-PE, time com quem o Campinense estreia em Campina Grande, domingo, tem no comando técnico, Pedro Manta, treinador que foi o comandou o Sousa em 2010. O time foi o quinto colocado do Campeonato Pernambucano e com isso garantiu sua vaga na edição desse ano da Série D. O destaque do time é o atacante Souza, artilheiro da equipe com seis gols no Pernambucano.
De Mossoró, interior do Rio Grande do Norte, vem o Baraúnas. No ano que ABC e América de Natal voltaram a decidir um título de Estadual, o jeito mesmo para os times do interior foi lutar pela única vaga na Série D destinada ao Estado. O Leão do Oeste levou a melhor no duelo contra o Santa Cruz-RN e se garantiu na D. Uma das principais peças do treinador Wassil Mendes é o goleiro Érico, que fez parte do time do Treze que chegou às quartas de finais da Copa do Brasil em 2005 e levou o bicampeonato paraibano em 2005 e 2006.
Outros jogadores que compõem o elenco do tricolor também são conhecidos do futebol paraibano, como o lateral Paulo Geovane ex-Botafogo-PB, o atacante Alberto ex-Treze, o meia Ribinha ex-Sousa e Botafogo-PB e os atacante e Didi Potiguar ex-Botafogo-PB.
Um dos times que promete dar trabalho a Raposa é o representante do Ceará. O Horizonte não foge a regra das outras equipes do grupo e possui peças que já marcaram seu nome no futebol paraibano. Terceiro colocado no Campeonato Cearense desse ano, o Horizonte conta com o meia Marcio Tarrafas ex-Sousa e Campinense, o goleiro Mondragon, que teve uma rápida passagem pelo Treze e o meia Colodaldo, que ficou famoso no Fortaleza e chegou a vestir a camisa do Galo da Borborema. Time base: Mondragon, Da Silva, Aírton Junior, Tiago Granja, Jhonny, Mateus, Válter, Dedé, Márcio Tarrafas, Stenio Junior e Clodoaldo
O time que talvez seja o menos conhecido no caminho do Campinense nessa primeira fase é o Ypiranga-PE. O time ficou com a sexta posição no Pernambucano e assegurou a vaga na D. A Máquina de Costura decidiu ficar de fora da competição, alegando dificuldades financeiras. Todavia, na mesma semana, a cúpula do time voltou atrás e garantiu que o clube jogará a competição. A equipe é comandada por Edson Miolo e um dos destaques do time era o volante Júlio Terceiro, que se transferiu para o Luverdense-MT. Outros jogadores também deixaram o time como: Adelino, Marcos Mendes e André Lima, todos conhecidos do futebol Paraíbano e ex- jogadores de Campinesne e Treze. E é do futebol Paraíba a grande aposta do time da máquina de costura. Trata-se do lateral Celso, ex- Treze, ele que jogou o campeonato Paraíbano e a Copa do Brasil pelo time do Galo da Borborema. Até agora, o time realizou cinco amistosos, venceu quatros e empatou um. Time Base: André, Celso,Teles, Mácio e Jair; Hugo, Anderson, Otacílio e Ila; Neto Alagoano e Thomas.
SOUSA
Se a distância que o Campinense terá de percorrer já é bastante cansativa, a do Sousa é bem mais desgastante. O Dinossauro, que vai enfrentar o Feirense-BA, CSA-AL, Vitória da Conquista-BA e Itabaiana-SE pelo Grupo A4, ao todo irá viajar 5.902 km. A estreia do Sousa é diante do Feirense-BA, próximo domingo, fora de casa. Apesar do time baiano ser de Feira de Santana, o clube manda seus jogos na cidade Senhor do Bonfim, no estádio Pedro Amorim, palco da estreia do time do Sertão paraibano.
O Feirense foi a sensação do Campeonato Baiano, sendo o terceiro colocado da competição e emplacando dois jogadores na seleção oficial do torneio: o meia Danilo Cruz e o lateral esquerdo Reivan. A equipe é comandada por Duzinho.
A outra equipe baiana é o Vitória da Conquista. O time foi o quarto lugar no Baianão e por isso vai jogar a Série D. Uma das apostas da equipe é o atacante Mauricio Pantera, que já passou por Treze e Botafogo-PB. O técnico da equipe é Elias Borges que ainda negocia sua permanência no time baiano.
O representante alagoano na competição nacional é o tradicional CSA. O Azulão do Mutange foi terceiro colocado no Campeonato Alagoano e é um dos favoritos a passar para a segunda fase. No elenco do time de Maceió tem caras conhecidas do futebol paraibano. Um dos destaques do time é o meia Washington, que era do time do Campinense de 2008, que subiu para a Série B, e jogou a Copa do Nordeste de 2010 pelo Botafogo-PB.
Outro que se destacou no Estadual foi o meia Júnior Coxinha ex-CSP. Em Alagoas foi rebatizado como Júnior Paraíba e foi importante na crescida de produção do clube no segundo turno. Além deles, foram contratados para Série D Célico, Adalberto e Beto, que estavam no Treze esse ano e Paulinho Macaíba, que jogou no Treze, no Botafogo-PB e no Campinense. O comando técnico do Azulão é Lorival Santos.
O sergipano na competição é o Itabaiana. O time vem embalado para Série D por causa do título estadual e promete dificultar a vida dos adversários. Muitas mudanças em relação ao time campeão estadual.
A primeira delas no comando. Laelson Lopes assume a vaga deixada por Celso Teixeira. Nove jogadores deixaram o tremendão. Em compensação, oito desembarcaram na cidade. Na apresentação do time, destaques do Sergipano como Júnior e David, que estavam no São Domingos; Fabiano e Bibi, ex-River Plate, Dinei, que disputou o Carioca pelo Madureira, e o volante Tácio. A diretoria do clube ainda está no mercado em busca de mais reforços. O Itabaiana vai estrear fora de casa na quarta divisão. O time vai encarar o Sousa da Paraíba. Porém, ainda não sabe a data, pois a competição foi suspensa provisoriamente por conta de ações de clubes na justiça comum. Time base: Gessé, Magno, Duílio, Kléber Goiano e Júnior; Tácio, Raulino, Fabiano e Everton (Rafael Ipuã); Rena (Dinei) e Bibi.
Kalleb Sousa, especial para o www.soesporte.com.br
















