O Departamento de Ciência e Performance da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) está contando com o reforço de uma grande inovação: o software Sistema de Controle de Carga de Treinamento de Atletas (SIDCP). O programa que tem como objetivo controlar e monitorar o desempenho físico dos atletas do basquete nacional, já está em fase de testes. O portal também será capaz de levantar dados e informações para registrar todas as ações dos jogadores durante a temporada de jogos e competições.
O fisiologista da Seleção Adulta Masculina, Rafael Fachina, destacou algumas funções que serão utilizadas na plataforma.
“Teremos uma ferramenta chamada ‘Filtro’ que permitirá aos profissionais da CBB agrupar atletas por qualquer item do cadastro. A função ‘Interatividade’ também será uma das novidades, pois possibilitará ao treinador compartilhar e ter acesso às informações dos atletas cadastrados”, explicou Fachina.
O portal também contará com uma área exclusiva para os fisiologistas. O sistema será capaz de calcular automaticamente todos os dados que o profissional lançar, permitindo que cada fisiologista faça rapidamente um laudo do status físico das seleções e inicie seu planejamento para os treinamentos individualizados de cada atleta.
“Nós já trabalhamos nas seleções com esse método, mas agora com a ajuda do software faremos o mesmo trabalho, só que com mais qualidade e ganhando muito mais tempo”, disse Fachina.
Já na área de ‘Treinamento’, o sistema será capaz de acoplar em um só lugar o planejamento das equipes brasileiras, assim como a prescrição dos treinos.
“Todas as informações registradas serão exportadas em PDF via e-mail. Isso também facilitará a comunicação entre os integrantes da comissão técnica e os coordenadores. Como tudo fica armazenado, podemos ver quais foram as soluções encontradas para uma seleção no ano passado e vermos se a seguiremos ou mudaremos”, completou.
Rafael explicou como está sendo o período de funcionamento e destacou que o principal objetivo é fazer o mapeamento dos atletas para os Jogos Olímpicos Rio 2016 e outras competições internacionais.
“Teremos mais canais que serão um pouco mais complexos. Porém, ainda estamos lançando uma infinidade de dados que possam ser correlacionados para detectar possíveis falhas. É um projeto enorme e de grande importância. Estamos trabalhando e tomando todos os cuidados precisos. Queremos que a plataforma seja de muita qualidade e com funcionalidade para os atletas do basquete nacional. Ele será de extrema importância na preparação das Seleções nos próximos anos”, finalizou Rafael.
Divulgação
Com o objetivo de divulgar o basquete na cidade e movimentar os Campeonatos Estaduais, a Federação Bahiana (FBB) em parceria com a Distribuidora de Gasolina Petrobahia investiu em uma iniciativa de divulgação. O projeto “Pais e Atletas”, do Governo do Estado da Bahia, disponibilizou na cidade de Salvador outdoor no período de agosto a dezembro e criou também o ‘Momento do Basquete”, na Rádio Metrópole, que está sendo transmitido aos domingos.
“As divulgações estão sendo de extrema importância para o basquete baiano. Vejo com um grande incentivo para que as pessoas continuem praticando e acompanhando o basquete. Tanto na base quanto nos campeonatos adultos, a experiência de trazer o público e mantê-los ligado ao esporte é muito importante” avaliou Roberto Fernandes, o Betinho, presidente da FBB. “Precisamos continuar investindo no basquete em geral para que os jovens de hoje possam ser os nossos futuros atletas”, completou.
Com a participação de 16 equipes, divididas em três chaves, a Federação está realizando desde julho o Campeonato Adulto Masculino 2014. Para o presidente, a iniciativa das propagandas já está trazendo o público para as quadras.
“Notamos que após as divulgações cresceu o público nos jogos. O campeonato adulto sempre teve um número expressivo de pessoas assistindo, mas já estamos sentindo a diferença”, explicou Betinho.
A Federação Bahiana está realizando também o Campeonato de Base que conta com de 34 equipes nas categorias Sub-13, Sub-15, Sub-17 e Sub-19. Os jogos iniciaram no mês de julho e seguirão até o final de dezembro.
