O sorteio da Copa do Mundo 2022, a ser disputada no Catar, está marcado para o próximo dia 1° de abril, em cerimônia realizada em Doha, capital do país-sede. Nesta terça-feira (22), a Fifa divulgou como se dará o sorteio, que apresenta mudanças que aumentam as chances de “grupos da morte”.
Com os problemas gerados pela pandemia de Covid-19 e a guerra entre Rússia e Ucrânia, esta será a primeira vez que o sorteio será realizado sem todas as 32 seleções classificadas. Serão 29 países já confirmados e três a ser decididos na repescagem nos dias 13 e 14 de junho.
Desses três, um sairá da Europa, da chave envolvendo Ucrânia, Escócia, País de Gales e Áustria e outros dois sairão dos confrontos entre uma seleção da Oceania e uma da América do Norte/Central e outro entre uma da Ásia e outra da América do Sul.
Todas essas três seleções irão para o Pote 4, onde figuram as piores colocadas do Ranking da Fifa, que serve como critério para definição dos potes.
Tal pote (4), tradicionalmente, teria chances menores de contar com uma seleção europeia, mas, visando não inviabilizar o sorteio, uma delas já está confirmada, o que não exclui a chance de uma outra seleção do velho continente figurar no pote.
Em 2018, a Sérvia estava no Pote 4 e caiu no grupo do Brasil com Suíça (Pote 2) e Costa Rica (Pote 3).
Como funciona o sorteio?
A Copa do Mundo de 2022 será a última a contar com 32 seleções. Com essa configuração, os países são divididos em oito grupos de quatro times cada, onde apenas dois avançarão às oitavas-de-final.
A formação dos grupos se dá através de quatro potes, Pote 1, Pote 2, Pote 3 e Pote 4, formado com base no Ranking da Fifa, cada um contando com oito seleções. Os grupos serão formados por uma seleção de cada pote.
No Pote 1 estarão presentes as chamadas cabeças-de-chave, seleções que ocupam o espaço 1 de cada grupo.
Compõem o Pote 1 o Catar, país-sede, que automaticamente figurará no Grupo A e fará o jogo de abertura, e as sete melhores colocadas do ranking da Fifa que conseguirem a classificação. Em segundo lugar, o Brasil já está garantido neste pote.
Seleções já garantidas
Até o momento, 15 seleções já garantiram vaga, confira:
Ásia: Catar (país-sede), Coreia do Sul e Irã
América do Sul: Brasil e Argentina
Europa: Holanda, Alemanha, Bélgica, França, Inglaterra, Sérvia, Espanha, Suíça, Dinamarca e Croácia
América Central / Norte: Nenhuma classificada até o momento
África: Nenhuma classificada até o momento
Oceania: O campeão das eliminatórias será definido neste mês e terá que disputar a repescagem intercontinental contra um time da América Central / Norte em junho.
Com informações do ne10
![](https://soesporte.com.br/wp-content/uploads/2020/05/Logo-320x91-1.png)