Sorteio das chaves do basquete nas Olimpíadas de Londres-2012 - SóEsporte
Futebol

Sorteio das chaves do basquete nas Olimpíadas de Londres-2012

O Brasil já sabe quem vai enfrentar nos Jogos Olímpicos de Londres-2012. Em cerimônia realizada na manhã desta segunda-feira, dia 30, no Auditório do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), a FIBA (Federação Internacional de Basquete), em parceria com a CBB (Confederação Brasileira de Basquete) e o COB, promoveu os sorteios dos grupos olímpicos do basquete (masculino e feminino), em evento que contou com a participação de autoridades do esporte e personalidade brasileiras da modalidade.

Esta foi a primeira vez que um sorteio olímpico foi realizado no Brasil e a cerimônia esteve vinculado à reunião do Central Board da entidade, que aconteceu no último fim-de-semana. Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio-2016, abriu a cerimônia com um discurso de boas-vindas aos convidados, seguido de Carlos Nunes (presidente da Confederação Brasileira de Basquete) e Yvan Mainini (presidente da FIBA).

Coube a Lubomir Kotleba, Diretor de Esportes da FIBA, conduzir o sorteio, auxiliado por astros e estrelas do basquete nacional: Paula, Hortência, Janeth e Érika levaram a Seleção Brasileira feminina ao Grupo B, ao lado de Austrália, China, Grã-Bretanha, Rússia e as equipes classificadas em terceiro e quinto lugares na repescagem mundial, que será disputada entre os dias 25 de junho e 1 de julho, em Ankara (Turquia). Pelas mãos de Oscar Schmidt, Wlamir Marques e Marcelinho Machado, a Seleção Brasileira masculina ficou no Grupo B ao lado de Austrália, China, Grã-Bretanha, Espanha e o terceiro colocado da repescagem mundial, em Caracas (Venezuela), de 2 a 8 de julho. O basquete será disputado entre os dias 28 de julho e 12 de agosto.

– É um prazer estar no Rio de Janeiro e agradeço à cidade por nos receber. Além do sorteio, estamos realizando importantes reuniões do nosso Conselho Executivo. Quando vejo grandes atletas como os que estão aqui, vejo que fazemos um trabalho muito importante para o futuro da juventude mundial – afirmou o francês Mainini.

– Este é um momento histórico para o Brasil. O COB está muito honrado em poder receber esse evento, com alcance mundial. Além do reconhecimento da FIBA ao esporte brasileiro, certamente esta foi mais uma grande oportunidade para demonstrar ao mundo a importância que o Brasil tem hoje no cenário esportivo internacional – afirmou Nuzman.

Entre as autoridades presentes à cerimônia estavam: Borislav Stankovic (secretário geral emérito), Horácio Muratori (presidente da FIBA Américas e vice-presidente da FIBA), Alberto Garcia (secretário geral da FIBA Américas) e Joanna Sutherland (coordenadora do basquete do Comitê Organizador de Londres), além de presidentes de federações nacionais de vários países, membros do Central Board da entidade, e dirigentes do esporte brasileiro. Patrick Baumann, secretário geral da FIBA, ressaltou a tradição do basquete brasileiro e lembrou que estava ‘entre amigos’.

– O basquete brasileiro tem grande importância no cenário internacional, além de bastante tradição, tanto é que está classificados para os torneios masculino e feminino. Além disso, o Rio de Janeiro vai receber os Jogos Olímpicos de 2016. Estamos entre amigos, conhecidos e grande atletas que fizemos e fazem muito pelo basquete internacional – destacou Baumann.

Érika e Marcelinho Machado eram os representantes da geração atual do basquete brasileiro. Fundamentais nas classificações para os Jogos – a pivô foi a cestinha do torneio feminino enquanto que o ala liderou a equipe masculina ,- os jogadores falaram sobre os adversários das seleções brasileiras. Para Érika, que atua no Perfumerias Avenida (Espanha), o Brasil chegará sem pressão à Inglaterra. Já Marcelinho, capitão do Flamengo, lembrou que não há ‘caminho mais fácil’ em Jogos Olímpicos e não escondeu a ansiedade.

– Austrália e Rússia são ótima equipes, tem boas jogadores e são as favoritas aos primeiros lugares do nosso grupo, o que acho bom para o Brasil. Assim, a gente pode chegar sem tanta pressão para o torneio e só vai depender da gente. Temos um time jovem e podemos jogar de igual para igual com qualquer equipe. Precisamos mostrar que não temos medo, entrar com gana para ganhar as partidas e evoluir na competição. No que depender de mim, estaremos no pódio – frisou.

– Quando se trata de Olimpíadas, não há como escolher um caminho mais fácil. A única vantagem que temos é que caímos num grupo com quatro adversários definidos, então a comissão técnica só tem que esperar um adversário do Pré-Olímpico. Vai ser uma estreia dura, assim como todos os jogos e o Brasil tem que entrar preparado para os desafios. Nos Jogos estão as melhores seleções e não dá para escolher adversário. Só de estar aqui nesse sorteio, já deu um gostinho e uma vontade enorme de entrar em quadra.

As últimas três seleções classificadas para o torneio masculino vão sair da repescagem mundial, que será disputada entre os dias 2 e 8 julho, em Caracas (Venezuela). Estarão na disputa 12 países: Angola, República Dominicana, Macedônia, Grécia, Jordânia, Coréia do Sul, Lituânia, Nova Zelândia, Nigéria, Porto Rico, Rússia e a anfitriã Venezuela.

CHAVES E TABELA DO BRASIL NO TORNEIO MASCULINO
GRUPO A: Qualifying 1, Tunísia, Estados Unidos, França, Qualifying 2 e Argentina
GRUPO B: China, Grã-Bretanha, BRASIL, Austrália, Qualifying 3 e Espanha

29 de julho – BRASIL x Austrália
31 de julho – Grã-Bretanha x BRASIL
2 de agosto – BRASIL x Qualifying 3
4 de agosto – China x BRASIL
6 de agosto – Espanha x BRASIL
8 de agosto – Quartas-de-finais
10 de agosto – Semifinais
12 de agosto – Disputa de 3º lugar / Final

As últimas cinco seleções classificadas para o torneio femininio vão sair da repescagem mundial, que será disputada entre os dias 25 de junho e 1 julho, em Ankara (Turquia). Estarão na disputa 12 países: Argentina, Canadá, Croácia, República Tcheca, França, Japão, Coréia do Sul, Mali, Moçambique, Nova Zelândia, Porto Rico e a anfitriã Turquia.

CHAVES E TABELA DO BRASIL NO TORNEIO FEMININIO
GRUPO A: Qualifying 1, Angola, Estados Unidos, Qualifying 2, Qualifying 4 e China
GRUPO B: Rússia, Qualifying 5, Austrália, Grã-Bretanha, BRASIL e Qualifying 3

28 de julho – BRASIL x Qualifying 5
30 de julho – Rússia x BRASIL
1 de agosto – Austrália x BRASIL
3 de agosto – BRASIL x Qualifying 3
5 de agosto – Grã-Bretanha x BRASIL
7 de agosto – Quartas-de-finais
9 de agosto – Semifinais
11 de agosto – Disputa de 3º lugar / Final

2 Comentários

2 Comentários

    Deixe um Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.