A última derrota do Sousa na competição estadual aconteceu no dia 12 de maio do ano passado, quando perdeu para o Atlético por 1 a 0, em Cajazeiras. Jogando, no Marizão, o Dinosauro não perde desde de 7 de abril de 2013, quando foi derrotado por Campinense por 2 a 0. No atual torneio o time sertanejo ostenta uma invencibilidade de 17 partidas, com 9 vitórias e 8 empates. O time vem de uma vitória de 2 a 1 sobre o Treze e agora pega o Auto Esporte.
O Sousa está liderando o segundo turno com sete pontos e no topo da classificação geral com 32. Somando as duas temporadas, o Sousa chegou aos 18 jogos sem perder no Campeonato Paraibano. No último jogo do certame passado, o Dinosauro empatou com o Auto Esporte (1×1), em Sousa, começando a invencibilidade.
Formado por jogadores que se destacaram em clubes do interior dos estados do Rio Grande do Norte, Pernambuco e Ceará, o elenco do Sousa conta ainda com uma base de atletas revelados pelo próprio clube e outros que estão familiarizados com o clube. A receitada é dada pelo presidente, Aldeone Abrantes, que reprova a intervenção de empresários na formação de sua equipe.
“Não aceitou indicação de empresário. Normalmente vamos buscar jogadores que não longe ‘dos holofotes’ e que jogam em equipes interioranas”, disse Aldeone. Outro método de contratar jogadores é buscar atletas indicados treinador. “O Sousa primeiro acerta com o técnico depois começa a formar o elenco”.
Este ano, o Sousa trocou apenas uma vez de treinador. Saiu Paulo Júnior e entrou Danilo Augusto. Mas, Aldeone Abrantes garante que, Paulo Júnior deixou o clube por iniciativa própria. “Ele alegou que estava com problemas particulares, relacionados com emprego público, em Pernambuco. Não tivemos interferência na saída dele”.
Danilo Augusto comanda o Sousa há cinco jogos, com três vitórias e dois empates. “Só posso falar da campanha dos últimos 20 dias, período que assumi o time. Jogamos quatro vezes fora de casa. Temos conseguido bons resultados e temos uma campanha positiva. Mas isso faz aumentar cada vez mais nossa responsabilidade. Tenho conversado com os jogadores, alertando para que o grupo continue trabalhando com os pés no chão. É preciso seguir treinando com humildade”.
A campanha invicta, no Campeonato Paraibano de 2014 teve início no dia quando o time sertanejo empatou com o CSP (2×2), no estádio Marizão. Foram oito partidas, com o mando de campo e nove como visitante. O Sousa tem ainda o terceiro artilheiro da competição, o atacante George que marcou oito gols. Ele briga com Hélio Paraíba com dez e Carioca com nove, ambos do CSP.
Franco Ferreira


















