A Seleção Brasileira Sub-23 de Futebol de 5 seguiu nesta terça-feira (19), para Resistência, província de Chaco, na Argentina, onde vai disputar o 1º Campeonato Juvenil de Futebol para Cegos da categoria. A delegação brasileira está composta com nove atletas e cinco membros de comissão técnica.
A competição será disputada com atletas até 23 anos, sendo permitido que cada seleção inscreva até dois atletas acima da idade. O técnico Fábio Vasconcelos abriu mão do item que consta regulamento, mesmo assim a equipe que seguiu para a Argentina tem experiência de sobra para levar o Brasil a mais uma conquista.
Um dos destaques da seleção é sem dúvida Gledson Barros, campeão dos Jogos Paralímpicos de Londres (2012). O atleta terá a companhia ainda de outros jovens atletas com conquistas importantes com a seleção, como é caso de Dudu, bicampeão do Desafio Internacional (2011 e 2012), Liwigston, recentemente campeão da Copa América (2013), e Juliano, campeão do Desafio em 2012.
Além dos jogadores que já possuem certa experiência com a seleção, outros jovens chegam em grande momento para ajudar o Brasil. Tiago Nascimento é um grande exemplo. O fixo conquistou no último dia 10, ao lado de Gledson, o pentacampeonato da Copa Brasil de Futebol de 5 – Série A pelo ICB/BA. O jovem teve o primeiro contato com a bola em 2009, aos 18 anos. Três anos depois ganhou o prêmio de revelação da elite nacional.
Mais uma vez como um dos destaques da equipe baiana, o jovem chega à seleção confiante e disposto a lutar por mais um título para o Brasil.
– Estou firme defendendo o Brasil. Quando fala em Brasil tem que dar o máximo. O Fábio está olhando e pode estar convocando para a equipe de cima. E eu vou para lutar por mais um título para o Brasil – disse o fixo Tiago.
A seleção brasileira terá como concorrentes na disputa do título a Argentina, o Paraguai e a equipe da Achadec (time local). A final será no próximo sábado (23).
Confira a delegação que seguiu para Chaco.
Atletas
Eduardo Junior de Oliveira (SUPERAR/RJ)
Gledson da Paixão Barros (ICB/BA)
Juliano Lopes da Costa (ADEVIBEL/MG)
Leonardo dos Santos Oliveira (AGAFUC/RS)
Liwigston da Silva Costa (URECE/RJ)
Luan de Lacerda Gonçalves (APACE/PB)
Thiago da Silva (AEDV/PR)
Tiago Santos Nascimento (ICB/BA)
Vinicius Tranchezzi Holzsauer (APADV/SP)
Comissão Técnica
Fábio Luiz Ribeiro de Vasconcelos – Técnico
Halekson Barbosa de Freitas – Fisioterapeuta
Josinaldo Costa – Auxiliar Técnico
Luis Felipe Castalli Correia de Campos – Preparador Físico