As atuais líderes do ranking mundial foram as únicas brasileiras que já se garantiram nas oitavas de final do Grand Slam de Gstaad (SUI) do Circuito Mundial 2013. Nesta QUINTA-FEIRA (11.07), Taiana e Talita, ainda invictas, confirmaram o primeiro lugar de sua chave e avançaram. Lili/Bárbara Seixas, Maria Clara/Carol e Ágatha/Maria Elisa, todas com duas vitórias e uma derrota na fase de grupos, terão que encarar uma fase eliminatória para garantirem a classificação.
Campeãs em três de cinco etapas do Circuito Mundial até o momento, a cearense Taiana e a sul-matogrossense Talita chegaram à Suíça querendo apagar a precoce eliminação nas oitavas do Campeonato Mundial, na Polônia, onde eram apontadas como uma das grandes favoritas ao título. E mostraram que não passou mesmo de um acidente de percurso. Nesta quinta, venceram as alemãs Ludwig e Walkenhorst por 2 a 0, parciais de 21/12 e 21/14, e confirmaram a liderança do Grupo C e a vaga.
“Entramos bem concentradas. Estudamos nosso último jogo para que não cometêssemos os mesmos erros. E o fundamental também foi o nosso saque, que funcionou bem hoje”, comentou Talita, falando sobre a participação da dupla no Mundial e o que ela pôde levar de positivo para Gstaad. “Perdemos jogos no tie break, no detalhe, e isso nos fez entrar mais concentradas para esse torneio. E o mais importante era não perder o foco”, emendou.
O problema é que já pode acontecer um duelo brasileiro pelas oitavas de final, com uma das duplas, portanto, ficando pelo caminho. Isso porque Taiana e Talita esperam o vencedor do confronto Maria Clara/Carol x Sinnema/Stiekema (HOL).
As irmãs, inclusive, disputaram um dos jogos mais esperados do dia, contra as americanas April Ross e Kerri Walsh – a tricampeã olímpica Walsh voltou às areias na Suíça após dar à luz o seu terceiro filho. Ambas as duplas estavam invictas no Grupo G e brigavam pela liderança e a consequente vaga direta para as oitavas. Maria Clara e Carol saíram na frente, vencendo o primeiro set por 21/19, mas acabaram perdendo os dois seguintes, por 21/12 e 15/10. Prestes a completar 35 anos, Walsh ainda mostra por que é uma das maiores jogadoras da história.
Já Lili e Bárbara Seixas, bronze no Mundial há cinco dias, vinham de duas vitórias pelo Grupo F em Gstaad e brigavam pelo primeiro lugar justamente contra as adversárias desta quinta, Holtwick/Semmler (ALE). Após vencerem o primeiro set por 21/17, acabaram derrotadas no segundo por 21/16. No tie break, melhor para as alemãs, que fizeram 15/12. No Circuito Mundial, o primeiro de cada grupo se classifica automaticamente para as oitavas, com os segundos e terceiros colocados passando por uma espécie de repescagem, na qual elas enfrentarão Van der Vlist/Wesselink (HOL).
E, pelo Grupo H, Ágatha e Maria Elisa encerraram a participação na primeira fase com uma vitória sobre as donas da casa, as suíças Isabelle Forrer e Vergé-Dépré, por 2 a 0, parciais de 21/18 e 21/12. Terminaram com o mesmo número de pontos das americanas Ross e Day, mas ficaram em segundo pelos critérios de desempate. Assim, elas terão que encarar a dupla holandesa formada por Meppelink e Van Gestel na busca por um lugar nas oitavas.