Botafogo-PB

Botafogo PB

Botafogo Futebol Clube mais conhecido como Botafogo da Paraíba é um clube de futebol brasileiro da cidade de João Pessoa. Fundado no dia 28 de setembro de 1931, é um dos times mais tradicionais do estado da Paraíba.

É o clube que possui mais títulos do Campeonato Paraibano de Futebol, com 30 conquistas, sendo cinco deles tricampeonatos seguidos (recordista da competição). É também o primeiro e único time da Paraíba a ter sido campeão oficialmente de uma das divisões do Campeonato Brasileiro de Futebol, ao ter vencido a Série D do Nacional de 2013. O Belo, como é chamado por seus torcedores, possui uma das maiores torcidas no estado.

Dentre os 128 clubes das Séries A, B, C e D de 2016, foi o 21º clube com maior média de público, à frente de seis clubes da Série A e 17 da Série B. Além disso, o Botafogo-PB faz parte da seleta lista de clubes brasileiros que nunca foram rebaixados por nenhuma das divisões nacionais do Brasileirão.

Costuma mandar seus jogos no Estádio José Américo de Almeida Filho.

Historia

O Estado da Paraíba ainda respirava o ar da Revolução de 1930. A capital acabava de trocar de nome, já se chamava João Pessoa. Afetados ou não pelos trágicos acontecimentos políticos, um valoroso grupo de estudantes paraibanos tinha como passatempo predileto participar das peladas nas dezenas de terrenos baldios, ainda existentes, nos arredores de suas residências.

Foi exatamente em torno desse grupo de talentosos atletas adolescentes que foi amadurecendo a ideia de se fundar um novo clube. Assim, depois de uma “Assembleia” de muitos palpites, a 28 de setembro de 1931, vários garotos fundaram um dos maiores clubes de futebol da Paraíba: o Botafogo Futebol Clube.

Eles decidiram por este nome e montaram, então, a sua primeira diretoria:

Presidente: Beraldo de Oliveira
Vice-Presidente: Manoel Feitosa (Nezinho)
1º Secretário: Livonete Pessoa
2º Secretário: José de Melo
Tesoureiro: Edson de Moura Machado
Orador: Enock Lins.

O palco do tão importante acontecimento foi uma modesta casa, a de nº 45, da rua Borges da Fonseca, hoje Av. D.Pedro II, bem próxima à esquina da Rua 13 de maio.

O nome “Botafogo”

O Belo, traz em sua história uma grande curiosidade na escolha do nome. O jornalista André Resende escreveu um livro (ainda inédito) em que fala sobre o clássico Botauto. E, segundo suas pesquisas, registros históricos retirados de jornais da época mostram que o nome saiu em meio a um contexto de greve em João Pessoa, no início da década de 1930.

– Nos primeiros registros que se teve acesso, o nome do clube aparece escrito separado: Bota-Fogo, por conta de alguns funcionários do jornal A União, que participaram da fundação do clube. Eles estavam passando por uma greve na época. E queriam usar o time recém-fundado como forma de protesto.

Primeiro título

A caminhada do Botafogo começou no ano seguinte à fundação, em 1932, quando o clube ingressava na extinta Liga Suburbana. Seu primeiro jogo foi contra o São Bento, de Bayeux, que tornara-se o seu mais terrível adversário. O jogo entre ambos acabou registrando um empate em 2 x 2, na decisão do Campeonato Suburbano. Este resultado deu o primeiro título ao Botafogo.

Primeiro Título Estadual

O Botafogo ganhou o seu primeiro título estadual em 1936, decidindo com o Sol Levante num jogo disputado no dia 13 de dezembro daquele ano, vitória botafoguense por 3 x 2, resultado que lhe valeu a conquista do seu primeiro campeonato estadual. Lucas (2) e Pilota marcaram para o alvinegro. O campeão utilizou os seguintes atletas: Pagé, Euclides, Márcio Teixeira, Pedro Macaco, Lemos, Américo Filho, Tonico, Ronal, Lucas, Hélio e Evan Holmes.

Crescimento do Clube

O título deu mais ânimo ao clube e meses depois dava entrada de um ofício pedindo filiação à extinta Liga Desportiva Paraibana. Depois da filiação, o Botafogo passou a pensar na formação de uma boa equipe e como primeiro reforço contratou o goleiro Pagé, que tornou-se uma lenda do futebol paraibano. Além de Pagé, o Botafogo trouxe do Palmeiras Sport Club Miguel, Nilo, Euclides, Juarez e Humberto Sorrentino.

Também chegava para o Botafogo Tonico (Antônio de Abreu e Lima), que mais tarde seria presidente do clube. Além de Tonico, o Botafogo trouxe do Vasco da Gama os atletas Hélio Falcão, Ireno Abreu de Figueiredo e José Laurentino. Mesmo com o time já formado, com a contratação de jogadores do Palmeiras Sport Club e Vasco da Gama, o Botafogo queria muito mais e conseguiu dois jogadores da região: Júlio Milanez e Misael Barbosa, do Vencedor, um dos rivais do clube botafoguense na época.

Com este elenco, o Botafogo tornou-se uma agremiação respeitada, principalmente porque seus torcedores passaram a cobrar vitórias, isso em razão da qualidade de cada jogador.

O Botafogo é o maior vencedor do campeonato paraibano com 30 conquistas, enquanto o Campinense soma 20 troféus e em seguida vem o Treze Futebol Clube, 15 vezes campeão.

Matador de Tri-campeões

O Botafogo Futebol Clube foi apelidado pela revista Placar, como o “Matador de Tricampeões”. Essa denominação surgiu devido as vitórias sobre o Flamengo-RJ no Maracanã por 2 a 1 e o Internacional-RS também por 2 a 1 no estádio Almeidão pelo Campeonato Brasileiro da Série A ambos em 1980. Esses dois clubes, no mesmo ano, tornaram-se tricampeões de seus estados e foram derrotados por um dos melhores elencos da história do clube paraibano.

Surgimento do apelido “Belo”

A expressão Belo, apelido pelo qual o clube é carinhosamente chamado por sua torcida, nasceu da vibração de um gol. Ao presenciar um golaço do Botafogo, Antônio de Abreu e Lima (conhecido por Tonico), na época conselheiro do clube, gritou com tanta intensidade e vibração o adjetivo, que levou os torcedores a se unirem e gritarem juntos.

Botafogo Futebol Clube

  • Nome: Botafogo Futebol Clube
  • Alcunhas: Belo, O Alvinegro da Estrela Vermelha, Xerifão do Nordeste, Botinha Veneno, Tricolor da Maravilha do Contorno
  • Torcedor/Adepto: Botafoguense, Alvinegro
  • Mascote: Xerife
  • Principal rival: Treze
  • Fundação: 28 de setembro de 1931 (88 anos)
  • Estádio: Almeidão
  • Capacidade: 19.000 pessoas
  • Localização: João Pessoa, Brasil

Fonte: Wikipedia

Grupo A

PosTimeJVEDGPGCSGP
185301331018
28512106416
37430136715
483141012-210
58107417-133