Técnico da Seleção Brasileira de Caratê, Ricardo Aguiar ministra seminário no Chile - SóEsporte
Futebol

Técnico da Seleção Brasileira de Caratê, Ricardo Aguiar ministra seminário no Chile

O coordenador técnico da Seleção Brasileira de Caratê Ricardo Aguiar ministrou um seminário sobre o esporte para quase cem pessoas nesse final de semana, no Chile. O convite foi feito pela escola Kenshokan, com apoio da Federação Chilena.

 O objetivo dos chilenos é entender o que o Brasil fez para se tornar uma potência dessa modalidade na América desde 2013, figurando entre as cinco principais seleções do mundo pela primeira vez.

“Hoje nós somos vistos como a bola da vez na América, não só pelos resultados no tatame, mas também pelas ações fora dele. Os atletas estão mais disciplinados, estamos participando das competições com todas as categorias preenchidas. Nem sempre era assim”, explica o técnico.

Aguiar foi convidado para representar o caratê nacional pelo projeto de estudo e planejamento realizado na coordenadoria da Seleção. Segundo ele, o caratê do Chile está passando por um processo de reformulação, assim como o brasileiro fez há dois anos. Das pessoas presentes no seminário, estavam técnicos e atletas da seleção do país.

“O grande questionamento deles é saber de que forma planejar o trabalho de uma equipe nacional em nível internacional. O que, como e quando fazer isso Abordamos algumas tendências de estratégia e planejamento, que guiam nosso trabalho aqui”.

Para Aguiar, a receptividade dos chilenos foi surpreendente. “Confesso que foi a melhor que tive até agora. Tinha gente que saiu de longe para assistir ao seminário. Oito, nove, dezesseis horas de viagem. Três mil quilômetros de distância de Santiago para aprender. Isso me deixa muito satisfeito e eles estão muito interessados em revolucionar o caratê por lá”, afirma.

Os próximos seminários do técnico acontecem em Canoas, Agudos, Campina Grande, Marília e Uruguai. “O pessoal gostou tanto que já existe uma grande possibilidade de voltar ao Chile em junho do ano que vem”, ressalta Aguiar.

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.