![]() Nesse sentido a CNK tem apresentado importantes avanços, principalmente, no que tange à inclusão de aparatos tecnológicos aos eventos. Leitores de códigos de barras para os pneus e medidores de indução elétrica dos combustíveis já tem sido usados regularmente e, com isso, a agilidade e confiabilidade nos procedimentos de vistoria técnica aumentou consideravelmente. Após visita ao Mundial de Kart 2017, na Inglaterra, os presidentes Waldner Bernardo – Dadai (CBA) e Pedro Sereno (CNK) identificaram alguns novos equipamentos de medição que podem auxiliar ainda mais o trabalho dos comissários técnicos. Assim, especificamente para os procedimentos de controle de pneus e medição dos motores a temporada 2018 terá importantes novidades. MOTORES Para a medição dos motores a CBA adquiriu uma Bureta Eletrônica. O equipamento da marca Titrette, modelo Classe A Brand, com capacidade de 50ml conta com precisão certificada de 0,001 ml. Com este produto poderá ser determinado, com a maior precisão possível, a capacidade volumétrica da câmera de combustão dos motores, assim como, se os mesmos se enquadram nos regulamentos específicos para cada categoria. A CNK irá recomendar a todas as federações que utilizem o processo de medição por meio da bureta digital para os cabeçotes introduzidos no mercado este ano, ou seja, aqueles que apresentam válvulas de alívio de pressão. Para os cabeçotes antigos o procedimento de medição com a bureta convencional deverá ser mantido. A partir do Brasileiro de Kart 2018 o processo de implantação dos novos cabeçotes já terá sido concluído e, com isso, as medições deverão ser realizadas, somente, com a bureta digital. PNEUS Com o objetivo de detectar o uso de produtos proibidos para o aumento de aderência dos pneus a CBA comprou o MiniRae Lite. Este equipamento tem sido amplamente utilizado nas competições internacionais e permite determinar, em cerca de três segundos, se naquela superfície foi aplicado algum tipo de produto diferente do determinado como padrão. Assim, de maneira rápida e precisa, os comissários poderão ter a certeza da lisura nos pneus de todos os concorrentes. “Vivemos em um momento da história em que a tecnologia faz parte do nosso cotidiano e, mais do que isso, se renova em uma velocidade absurda. Temos estudado muito as inovações que surgiram nas competições internacionais como o Mundial, WSK, SKUSA, etc e, na medida do possível, iremos incrementar cada vez mais os nossos processos de vistoria”, comentou Pedro Sereno, presidente da Comissão Nacional de Kart. Fotos: Flávio Quick Assessoria de Comunicação da CBA (KART) |
