TELINO: BOM DE BOLA E DE LIVRO
Quando esteve dentro das quatro linhas, João TELINO da Costa Neto era um atleta que sempre se sobressaia, em decorrência de seu futebol vistoso e moderno. Jogava na zaga e de volante, sempre de cabeça erguida e com enorme visão de jogo. A técnica sempre prevalecia. Oriundo da base da Associação Atlética Portuguesa de Cruz das Armas, surgiu profissionalmente no Auto Esporte Clube na década de 60, foi transferido e campeão paraibano pelo Botafogo Futebol Clube, posteriormente foi vendido e foi jogar no Santa Cruz do Recife. Finalmente, nos clubes maiorais do vizinho estado do Rio Grande do Norte ele pendurou as suas famosas chuteiras.
Hoje, aposentado, TELINO curte muito os seus netinhos e adora escrever. Já são vários livros publicados contando um pouco de sua vida no futebol e falando dos familiares e amigos. Tive o prazer de prefaciar um dos seus livros, denominado de: Do Botafogo – Lembranças dos Tempos Áureos, anos 60, e de gozar de sua amizade virtual, pois nos encontramos apenas uma vez por ano, justamente quando da realização do Encontro dos Desportistas do Causos & Lendas, pois o craque-escritor possui idade avançada e reside na cidade de Natal.
Quando foi agora no dia 05 de julho, data da realização do nosso 4º Encontro dos Desportistas Paraibanos, ele veio com a sua simpatia e humildade participar e abraçar os velhos companheiros. Trouxe, inclusive, vários livros de sua autoria. E ele como sempre faz ao final do evento, me manda um leve e sincero comentário que eu gostaria de transcrever para os queridos leitores. Com a palavra TELINO.
NOSSO ENCONTRO
Devia ser sempre assim a função das nossas redes sociais: promover o encontro de velhos amigos de diferentes profissões e de várias atividades subsistenciais. E foi assim o nosso encontro. Promovido pelo fundador da Associação Cultural e Desportiva Causos e Lendas do Nosso Futebol, o desportista Serpa Di Lorenzo, no dia 05 de julho. Revermos tantos amigos que a tempos não víamos e com eles recordamos “Causos e Lendas” do nosso passado, nos rejuvenesceu ao ponto de voltarmos a ser adolescentes ou crianças e lembrarmos das estripulias feitas em conluio com muitos dos presentes.
Quem dera fossem essas as funções das nossas redes sociais e não a de serem usadas na divulgação de fake News ou difamação de reputação de pessoas. Creio que foi por isso, que o nosso encontro foi muito legal! Espero que no próximo encontro eu ainda esteja vivo, para participar novamente.