Tetracampeão, Mazinho comemora 58 anos - SóEsporte
Futebol

Tetracampeão, Mazinho comemora 58 anos

Tetracampeão, Mazinho comemora 58 anos

Meio-campista foi titular na final contra a Itália e peça-chave para a conquista da Copa do Mundo de 94

Mazinho - Seleção BrasileiraTetracampeão, Mazinho comemora 58 anos
Créditos: Divulgação

Nesta segunda-feira (8), Iomar do Nascimento, mais conhecido como Mazinho, completa 58 anos de uma história cheia de conquistas com a Seleção Brasileira e por clubes do futebol nacional e mundial. Natural de Santa Rita (PB), ele é um dos heróis da conquista do Tetra em 94, atuando em seis das sete partidas na competição, entre elas a final, em que foi titular.

Ao todo, ele tem 39 partidas com a Amarelinha, com as conquistas da Copa América de 1989, da medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Seul 1988, além da Copa do Mundo de 94.

Mazinho - VascoMazinho foi revelado pelo Vasco
Créditos: Reprodução

Meio-campista no Mundial sob o comando de Carlos Alberto Parreira, Mazinho iniciou sua carreira na lateral-direita no Vasco, clube pelo qual foi revelado em 1985. Vestiu a camisa do Cruzmaltino até 1990 e, no período, foi campeão carioca (1987 e 1988) e brasileiro (1989). Consolidado como um dos principais de sua posição no país, ele se transferiu para o futebol italiano. A primeira parada foi no Lecce, onde atuou por uma temporada até 1991. De lá, transferiu-se para a Fiorentina.

Após breve passagem pela Itália, Mazinho retornou ao Brasil em 1992 para brilhar pelo Palmeiras. Com o Alviverde paulista, jogou 127 jogos, com dois gols marcados, e levantou as taças do Campeonato Brasileiro de 1993, do Campeonato Paulista de 1993 e 94 e do Torneio Rio-São Paulo de 1993.

Mazinho - Seleção BrasileiraMazinho com a camisa da Seleção Brasileira
Créditos: Divulgação

Vencedor novamente no Brasil, o meio-campista voltou à Europa em 1994, daquela vez para jogar na Espanha. O primeiro destino foi o Valencia, até 1996. Depois, foi para o Celta de Vigo, onde se tornou ídolo após as três temporadas que atuou. Em seguida, o Elche o contratou, sendo este o seu último clube no futebol europeu. Em 2001, Mazinho se aposentou no Vitória.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) agradece e parabeniza Mazinho, tetracampeão mundial em 1994.

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.