Tetracampeão, Mazinho comemora 58 anos
Meio-campista foi titular na final contra a Itália e peça-chave para a conquista da Copa do Mundo de 94
Tetracampeão, Mazinho comemora 58 anos
Créditos: Divulgação
Nesta segunda-feira (8), Iomar do Nascimento, mais conhecido como Mazinho, completa 58 anos de uma história cheia de conquistas com a Seleção Brasileira e por clubes do futebol nacional e mundial. Natural de Santa Rita (PB), ele é um dos heróis da conquista do Tetra em 94, atuando em seis das sete partidas na competição, entre elas a final, em que foi titular.
Ao todo, ele tem 39 partidas com a Amarelinha, com as conquistas da Copa América de 1989, da medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Seul 1988, além da Copa do Mundo de 94.
Mazinho foi revelado pelo Vasco
Créditos: Reprodução
Meio-campista no Mundial sob o comando de Carlos Alberto Parreira, Mazinho iniciou sua carreira na lateral-direita no Vasco, clube pelo qual foi revelado em 1985. Vestiu a camisa do Cruzmaltino até 1990 e, no período, foi campeão carioca (1987 e 1988) e brasileiro (1989). Consolidado como um dos principais de sua posição no país, ele se transferiu para o futebol italiano. A primeira parada foi no Lecce, onde atuou por uma temporada até 1991. De lá, transferiu-se para a Fiorentina.
Após breve passagem pela Itália, Mazinho retornou ao Brasil em 1992 para brilhar pelo Palmeiras. Com o Alviverde paulista, jogou 127 jogos, com dois gols marcados, e levantou as taças do Campeonato Brasileiro de 1993, do Campeonato Paulista de 1993 e 94 e do Torneio Rio-São Paulo de 1993.
Mazinho com a camisa da Seleção Brasileira
Créditos: Divulgação
Vencedor novamente no Brasil, o meio-campista voltou à Europa em 1994, daquela vez para jogar na Espanha. O primeiro destino foi o Valencia, até 1996. Depois, foi para o Celta de Vigo, onde se tornou ídolo após as três temporadas que atuou. Em seguida, o Elche o contratou, sendo este o seu último clube no futebol europeu. Em 2001, Mazinho se aposentou no Vitória.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) agradece e parabeniza Mazinho, tetracampeão mundial em 1994.
