Dos 22 clubes do Nordeste que começaram as disputas do Campeonato Brasileiro da Série D de 2017, apenas um tem vaga garantida na Série C do Brasileiro do próximo ano. Juazeirense-BA e América-RN lutam por uma vaga. Outros dois times ainda podem subir.
Além destes dois times, o Glôbo-RN e o Maranhão-MA também têm chances de lutarem para a conquista do acesso. A Juazeirense que venceu o América na rodada passada por 3 a 0, aumentou as chances de chegar à Série C da competição nacional do próximo ano.
A Paraíba foi representada na Série D deste ano por Sousa e Campinense que ficaram pelo caminho. Os dois times paraibanos foram desclassificados na segunda fase. Os sousenses foram superados pelo Guarani e Sobral-CE e os rubro-negros perderam a vaga para o Fluminense-BA.
Outros times do Nordeste que fracassaram na Série D, nas primeiras fases, foram: Cordino-MA, Atletico-PE, Guarani de Juazeiro-CE, América-PE, Coruripe-AL, Juazeirense-BA, Murici-AL, Itabaiana-SE, Fluminense de Feira-BA, Ríver-PI, Guarany de Sobral-CE, Parnahyba-PI, Jacobina-BA, Sergipe-SE, Altos-PI, Potiguar-RN, Central-PE.
Entre os clubes nordestinos na Série A apenas, o Sport, na sexta colocação, tem posição excelente. Depois aparece o Bahia na 13ª posição. Enquanto quem, o Vitória da Bahia está na zona do rebaixamento na 18ª colocação.
Já, na Série B, apenas o Ceará com 31 pontos, terceira colocação, tem posição honrosa. O CRB como sétimo colocado tem situação razoável. O Santa Cruz na 16ª posição corre o risco de cair, enquanto que ABC e Náutico estão na faixa do rebaixamento.
A Série C do campeonato Brasileiro, no Grupo A, é praticamente o Nordestão, com apenas dois times de outras regiões. Mesmo assim, a de classificação tem três times do Nordeste: CSA-AL, Fortaleza-CE e Sampaio Correa-MA. O quarto colocado é o Remo-PA, da Região Norte.
Os outros integrantes do Grupo A, que estão em situação complicada, são: Salgueiro-PE, Botafogo-PB, Moto Club-MA, Confiança-SE e ASA-AL. O grupo ainda conta com o Cuiabá-MT, da Região Centro-Oeste.
