Tiquinho Soares brilha no Porto FC e vira até alvo de transferências na China e na Itália - SóEsporte
Futebol

Tiquinho Soares brilha no Porto FC e vira até alvo de transferências na China e na Itália

Tiquinho Soares brilha no Porto FC e vira até alvo de transferências na China e na Itália

O futebol paraibano já lançou grandes nomes nos cenários nacional e internacional. Recentemente, o atacante Tiquinho Soares ganhou destaque pelos bons jogos que tem feito com a camisa do Porto FC. Ele chegou a ser cotado para a Seleção Brasileira após ser observado pela comissão de Tite, porém acabou só brilhando mesmo em Portugal. Nesta temporada, o jogador tem enfrentado dificuldades, mas ainda sonha com uma convocação.

Soares tem 28 anos e iniciou sua carreira no Alagoano, passando por mais de 10 clubes antes de chegar no Porto, onde finalmente conseguiu brilhar. Já são mais de 95 jogos com os Dragões e 46 gols marcados, em números retirados do portal Transfermarkt no final da temporada passada. Ele se transformou em titular absoluto e passou a ser querido pela torcida.

Em 2016, o paraibano trocou o Vitória Sport Club, de Portugal, para assinar com o atual time. Foram pagos quase 6 milhões de euros pelo atleta. O bom desempenho logo na primeira temporada, quando marcou 19 gols, gerou até mesmo uma sondagem da Seleção Brasileira. Tite observou o atacante durante alguns jogos e quase o convocou, como conta a reportagem produzida pelo portal Globoesporte. Porém, a experiência dele ficou mesmo só no quase.

Soares

Tiquinho Soares é pouco conhecido no Brasil, inclusive na Paraíba, já que teve pouco destaque no futebol nacional. A única equipe na qual ele conseguiu chamar a atenção foi o Veranópolis, do Rio Grande do Sul. Por lá, ele disputou o Campeonato Gaúcho e marcou quatro gols em 16 partidas, mas nunca teve qualquer destaque no futebol paraibano ou em alguns dos grandes times do estado.

Várias propostas

Na temporada atual, o atacante passou toda a janela de transferência com os rumores de uma possível saída para o futebol chinês. O Porto FC exigiu o pagamento da multa de rescisão, que tem o valor de R$ 170 milhões, e isso afastou alguns interessados. O Atalanta, da Itália, também chegou a sondar o atleta, porém nada se concretizou e nenhuma oferta oficial foi realizada. Outro clube interessado foi o Nagoya Grampus, do Japão.

Porém, o foco de Soares precisa ser no atual clube. O Porto luta para recuperar o título do Campeonato Português, que na temporada passada ficou com o Benfica. A diferença entre os dois, após 34 rodadas, foi de apenas dois pontos. No entanto, essa disputa não começou bem agora em agosto. O time acabou perdendo na 1ª rodada, por 2 a 1, para o Gil Vicente. Além disso, a equipe fracassou na Liga dos Campeões.

O Porto perdeu para os russos do Krasnodar após um placar agregado de 3 a 3, que foi decidido pelos gols marcados fora de casa. O paraibano não foi bem em nenhuma das partidas e, agora, terá que se contentar com a Liga Europa. O problema é que a disputa será complicada, já que o Manchester United aparece como favorito no site da Betway, empresa de futebol bets. No dia 14 de agosto, a equipe inglesa tinha 15,4% de chance de título, liderando com certa folga.

Quase um Hulk

É impossível não comparar a carreira de Tiquinho Soares com a do atacante Hulk, que hoje joga no Shanghai SIPG, da China. Os dois são paraibanos e também só conseguiram se destacar no futebol português, sendo pouco conhecidos no Brasil. Hulk atuou no Porto entre 2008 e 2012 e fez mais de 100 partidas por lá. Além disso, também conquistou o título e a artilharia da temporada 2010/2011.

Porém, diferentemente de Soares, Hulk conseguiu chegar à Seleção Brasileira. Foram 48 jogos em campo e 11 gols marcados. Ele disputou não só amistosos, mas também entrou em campo na Copa do Mundo de 2014 e na Copa América de 2016. Ou seja, jogou sob o comando de Dunga e também de Mano Menezes. Com 33 anos, o atacante perdeu um pouco dos holofotes e da atenção do futebol internacional.

Tiquinho Soares ainda sonha com uma chance na Seleção Brasileira, mas essa é uma missão complicada. A disputa contra Gabriel Jesus, Roberto Firmino e outros jogadores acaba deixando a convocação mais distante. Alguns rumores até falavam em uma possível chance na seleção de Portugal, porém tudo não passou de algumas notícias. O atacante nunca deu qualquer declaração sobre o assunto.

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.