Tocantins tem três jogadores da etnia Xerente na equipe - SóEsporte
Futebol

Tocantins tem três jogadores da etnia Xerente na equipe

Com três jogadores da etnia Xerente na equipe, sendo um deles um multiatleta, o Colégio Estadual Batista, de Tocantínia (TO), derrotou o SEB COC, de Maceió (AL), por 27 a 20, e conquistou classificação para as semifinais do torneio masculino de handebol dos Jogos Escolares da Juventude João Pessoa 2016, para atletas de 15 a 17 anos. O jogo aconteceu na manhã desta quinta-feira, no ginásio do Ronaldão, e foi válido pelo grupo B da terceira divisão.
Os três atletas da etnia são Gerivan, Wanderson e Waikanosen Xerente. Mais conhecido como Kanon, Waikanosen disputou os 100m rasos do atletismo na semana passada e agora defende a equipe tocantinense no handebol. No ano passado, ele estreou na maior competição escolar do Brasil, ao competir no atletismo e no futsal.
“Comecei a jogar handebol há pouco tempo. Mas jogo futsal, corro e faço parte de um time de futebol de campo lá de Palmas (TO). O esporte é muito importante na minha vida. Me incentiva muito. Quando eu era mais novo, comecei a beber e parei completamente porque vi que o álcool me tirava muita energia. Hoje eu sou evangélico também, graças ao professor (Vanderlino Santos, técnico da equipe) que é pastor”, afirmou Kanon, de apenas 15 anos, que tem duas etnias, uma vez que a mãe é Karajá e o pai Xerente.
Ele marcou dois gols na vitória do Colégio Estadual Batista em um jogo decisivo para as pretensões das duas equipes na competição. Quem vencesse avançaria para as semifinais. Os tocantinenses começaram a partida com muita pressão e, usando um contra-ataque veloz, abriram cinco gols de vantagem (11 a 6). Foi quando o técnico alagoano Tiago Ribeiro pediu tempo e o jogo mudou. O time acertou a marcação, marcou cinco gols seguidos e a partida ficou emocionante.
“Nossa equipe entrou bem em quadra, mas sentimos um pouco o cansaço da noite anterior. Brincamos muito no hotel e isso se refletiu na partida. Os alagoanos passaram a gostar do jogo e tiraram a diferença. Mas com muita raça e sangue nos olhos conseguimos nos encontrar novamente na partida e conquistamos essa importante vitória”, disse Henrique Santos, que marcou sete gols na partida.
O artilheiro do jogo, no entanto, foi Marcos Costa, camisa 7 da equipe de Tocantins, com nove gols marcados. Aos 16 anos, ele disputa a sua segunda edição dos Jogos Escolares na carreira, graças ao incentivo de toda a família, apaixonada por esportes.
“Era um jogo decisivo, mas apesar dos nossos erros conseguimos nos impor no fim da partida. Foi um resultado importante que não mostra como o jogo foi difícil Conseguimos abrir uma boa vantagem no fininho e conquistamos essa classificação para as semifinais”, disse Marcos, logo após a partida.
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.