Desde que chegou no Brasil, o Covid-19 têm causado inúmeras mudanças no dia-a-dia da maioria da população mundial. Rotinas foram alteradas, segmentos afetados. Tudo em prol de nossa segurança, ações por demais necessárias. Um grande impacto, sem precedentes, não há como negar.
No mundo do futebol, inevitavelmente, não foi diferente. Campeonatos parados, com a economia que gira em torno completamente comprimida, dificultando a renda mensal de milhares de trabalhadores. Forçando enorme jogo de cintura e novas estratégias dos que promovem este esporte que traz consigo uma gama gigantesca de adeptos e seguidores.
São vários protocolos criados para que possa ocorrer uma partida de futebol. Um deles é a ausência de torcida, tirando algo, antes inimaginável, que é o apoio dos torcedores direto das arquibancadas.
Essa novidade trouxe um formato diferente, de levar através das ondas sonoras, mensagens de incentivo, gritos de gol, e até vaias, para os atletas em campo. Agora é por meio de um disk jockey (dj). Se funciona, só os jogadores que estão atuando nesta condição podem dizer.
Os djs já faziam parte de partidas de futebol, porém resumidos a participações em centros mais sofisticados, ou mesmo em momentos de maior festividade. É uma forma criativa de expressar o ambiente vivido em dias de jogos. No Brasil e no mundo temos centenas ou milhares de apaixonadas torcidas que incentivam seu time do início ao fim. Grande energia, grande atmosfera. Sem dúvida mexe com o emocional de todos que estão no ambiente, inclusive as equipes.
Sendo decisivas em muitos casos. A torcida é o fator determinante à força do mando de campo. Analizando por este prisma, será que um dj pode modificar a história de um jogo através de sua setlist? A torcida de um homem só, como podemos chamar, irá continuar ainda por tempo indeterminado.
Com certeza, se Deus quiser, teremos o retorno dos amantes do futebol no protagonismo das partidas, dentro dos estádios. Por enquanto vamos seguindo neste formato, e talvez, quem sabe, possamos ver um embate definido pela lista musical de um dj. Será no mínimo interessante.
Por Tiago da Silva Ferreira


















