Daniel Alves deixou claro que, apesar da campanha ser direcionada à torcida corinthiana, torcedores de outros clubes podem fazer a sua doação de sangue. “O que interessa nesse momento não é a cor da camisa ou para qual time você torce, mas a solidariedade de cada um, a vontade e a determinação de ajudar a salvar vidas” destacou o diretor de comunicação.
Para a diretora geral do hemocentro, Sandra Sobreira, parcerias como estas são de grande importância para a sensibilização do ato de doar sangue. “São atletas que decidiram por esse gesto nobre e esperamos que outras agremiações possam se engajar nessa luta para que o nosso estoque de sangue aumente e possa sempre atender a demanda”, disse.
Fortalecendo o estoque – Sandra Sobreira explicou que a rede de hemonúcleos está contribuindo para fortalecer o estoque de bolsas de sangue do Hemocentro em João Pessoa. A rede tem unidades em Princesa Isabel, Picui, Itaporanga, Piancó, Patos, Sousa, Cajazeiras, Guarabira, Monteiro, Catolé do Rocha além do Hemocentro de Campina Grande.
O ato de doar sangue é, antes de tudo, um gesto de amor ao próximo. Cada vez que uma pessoa doa sangue, salva a vida de até quatro pessoas. A quantidade de sangue retirada não afeta a saúde do doador e sua recuperação é imediata. Os tipos sanguíneos mais procurados são: A+ e O+, enquanto que o tipo mais difícil de obter é o AB-, pois apenas 0,3% da população possuem esta tipagem.
Condições para ser doador de sangue
– Ter idade entre 16 e 67 anos, 11meses e 29 dias (se for menor de 18 anos é necessário autorização do responsável legal)
– Pesar acima de 50 quilos.
– Ter dormido normalmente nas ltimas 24 horas
– Estar alimentado, dando intervalo de 2 horas após o almoço.
– Evitar alimentos gordurosos na véspera e no dia da doação.
– Não ter tido hepatite após os 11 anos de idade.
– Não estar gripado, resfriado, com febre ou diarréia.
– Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas.
– Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis.
– Não estar grávida ou em período de amamentação. A menstruação e o uso de pílulas anticoncepcionais não impedem a doação.
– Respeitar o intervalo entre as doações que devem ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.
