A Seleção Brasileira de Futebol de 5 estreou com vitória nos Jogos Paralímpicos Rio 2016. Com o apoio da torcida, que encheu o Parque Olímpico de Tênis, o Brasil conseguiu virar para cima do Marrocos e venceu o jogo por 3 a 1, com gols de Ricardinho, Jefinho e Nonato.
Com uma formação bastante ofensiva, com Cássio, Jefinho, Ricardinho e Nonato, o Brasil começou a partida sufocando o Marrocos. Os africanos, por sua vez, apostavam nos contra-ataques, sem muito sucesso. Até que, aos 13 minutos, Hattab Abderrazak dividiu com Cássio e chutou para fazer 1 a 0.
O gol não intimidou a torcida que logo se manifestou na arquibancada em apoio ao time brasileiro. A energia vinda dos cânticos do público foi o combustível necessário para o Brasil ir com tudo em busca do empate, que por pouco não saiu ainda no primeiro tempo.
Na volta do intervalo a Seleção Canarinho voltou com o mesmo ímpeto. Ricardinho, que foi aguardado até o último minuto para os Jogos Paralímpicos por conta de uma lesão, mostrou que está recuperado, e numa jogada de craque passou por dois e mandou a bola no ângulo para deixar tudo igual, inflamando ainda mais os torcedores.
Acuado no campo de defesa, Marrocos acusou o golpe e a ducha de água fria veio cinco minutos depois quando Jefinho fez linda jogada e bateu cruzado para virar a partida. Menos de um minutos depois, Nonato disparou em velocidade, ganhou dos zagueiros e fez 3 a 1 para o Brasil. Final de jogo e festa nas arquibancadas.
– No futebol é assim, nem sempre a gente sai ganhando, e não tem jogo fácil, como a gente viu. Mas no segundo tempo nosso futebol sobressaiu e a torcida nos ajudou muito. Ela nos deu força para reverter o resultado. Acho que foi o primeiro passo da nossa história nesses Jogos, e espero que ela termine com a medalha de ouro – comemorou o craque Ricardinho.
O próximo jogo do Brasil será no domingo (11), às 16h, contra a Turquia. O restrospecto dos brasileiros é bom. O último duelo entre as equipes foi no Campeonato Mundial, com vitória brasileira por 1 a 0, gol de Cássio. Em Jogos Paralímpicos as duas seleções se enfrentaram na edição de Londres 2012 e o Brasil venceu com facilidade, por 4 a 0.
