Promovido pela ONG global Visão Mundial, evento será realizado um mês antes da Copa e irá unir mais de 180 meninos e meninas de todo o mundo para jogar futebol e discutir a violência infantil
Jovens viajam de avião pela primeira vez para participar do encontro
Entre os dias 10 a 17 de maio, acontece no Brasil o Torneio Visão Mundial – iniciativa da ONG Visão Mundial – presente em 92 países com mais de 100 milhões de pessoas atendidas em projetos de erradicação da pobreza – que reunirá jovens de 13 países para discutir a violência infantil e jogar bola. Utilizando o esporte como ferramenta para o desenvolvimento social, o torneio será uma oportunidade para prover intercâmbio cultural dos jovens de outros países com as crianças de comunidades empobrecidas do Brasil e discutir políticas de proteção juvenil. Entre os embaixadores da ONG Visão Mundial está o jogador de futebol Kaká.
O evento será realizado em Recife (PE) e contará com 180 meninos e meninas, sendo cem do Brasil e oitenta selecionados por seus respectivos países onde a ONG Visão Mundial atua, entre eles; Etiópia, Gana, Mongólia, Bolívia, Alemanha, Bósnia & Herzegovina, Canadá, Palestina, Austrália, Coréia do Sul, México e Honduras.
“Será uma semana movimentada, com sete dias de debates, conscientização, trocas culturais e muito futebol. Mais do que um simples evento esportivo, o Torneio Visão Mundial de Futebol é uma oportunidade de dar voz a adolescentes e jovens de todo o mundo e tornar visível suas opiniões sobre os principais problemas que afetam a juventude global”, explica João Helder Diniz, diretor nacional da Visão Mundial.
Durante uma tarde toda, os participantes realizarão o sonho de ir ao estádio que irá sediar os jogos da Copa em junho. Em um passeio guiado, eles conhecerão a Arena Pernambuco, localizado em São Lourenço da Mata, no município da região metropolitana de Recife. Será realizado ainda uma roda de conversa com as crianças brasileiras participantes do torneio e jornalistas dos Estados Unidos, Coréia do Sul e Canadá para contar um pouco mais sobre suas vidas no país do futebol.
“Jovens brasileiros que moram em diversas partes do país vão viajar até o Nordeste, sendo uma experiência inesquecível para a grande maioria que nunca saiu da cidade em que vive e muito menos viajou de avião”, afirma João.
O torneio contará com a presença da UNICEF e do ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, na apresentação da “Carta de Recife”, um documento com recomendações e reivindicações idealizadas pelos próprios jovens, que será apresentado a autoridades brasileiras e de cada um dos países participantes nos meses seguintes.

















