Treinador do Basquete Unifacisa participa de evento com melhores técnicos da Europa
Felipe Santana, o Filet, está em Badalona, na Espanha, em encontro que reúne seis dos mais consagrados treinadores da Euroliga
Recém-efetivado como treinador do Basquete Unifacisa, Felipe Santana, o Filet, está em Badalona, na Espanha, para o EuroLeague Coaches Clinic 2019, evento que reúne técnicos dos principais clubes europeus. Cerca de 300 treinadores de basquete profissional de todas as partes do mundo estão presentes no encontro, que será realizado até domingo (7) e leva aos participantes diversos aprendizados, como estratégias, táticas e outras capacitações. Filet falou sobre o conhecimento adquirido e comemorou a oportunidade de participar do evento.
“Os treinadores da Euroliga estão entre os melhores do mundo e alguns são verdadeiras lendas. Exatamente por isso, técnicos de todo o planeta estão presentes em Badalona para o encontro. Para mim está sendo de grande importância participar de um evento como esse antes de iniciarmos a pré-temporada para o Novo Basquete Brasil (NBB), pois é uma experiência muito valiosa”, afirmou o técnico.
Ettore Messina, Xavi Pascual, Georgios Bartzokas, Sarunas Jasikevicius, Pablo Laso and Zeljko Obradovic, comandantes de grandes clubes da Europa, são os responsáveis pelo evento, realizado pela primeira vez na história. “Todos nós sabemos que precisamos fazer algo para os treinadores que irão nos suceder no futuro. Por isso, temos que deixar algo para a nova geração. Estamos com um excelente grupo, que não apenas conquistaram a Euroliga, mas também se tornaram referências para muitos técnicos mais jovens”, disse o treinador do Olímpia Milão, da Itália, Ettore Messina.
Além de Filet, outros treinadores e assistentes técnicos de clubes que disputarão o NBB também estão presentes no evento. O comandante do Basquete Unifacisa destacou a participação dos brasileiros e falou sobre o conteúdo oferecido pelos treinadores europeus que, segundo Filet, será de grande proveito na disputa da próxima temporada do NBB.
“Juntamente comigo, estão membros das comissões técnicas de times como Flamengo, Botafogo, Bauru, Pato Basquete e Minas. Estamos acompanhando questões gerais como trabalhos de pré-temporada, estratégias ofensivas e defensivas, mas também conteúdos mais específicos e aprofundados. São ideias novas e confirmações de convicções que já tínhamos, ou seja, tudo está sendo muito produtivo”, concluiu Filet.
