Franco Ferreira
O futebol praticamente estava surgindo no Brasil, depois que Charles Muller chegara da Europa com a maior novidade do esporte no século passado, em São Paulo. A Paraíba tinha pouca movimentação na nova modalidade, quando surgiu o Botafogo, há exatos 81 anos.
A história do Botafogo começou no dia 28 de setembro de 1931, quando seis garotos – Beraldo de Oliveira, Manoel Feitosa, Livonete Pessoa, José de Melo, Edson de Moura Machado e Enoc – foram decidiram criar o mais querido clube da Paraíba: o Botafogo.
Conta à história que, depois de uma assembleia de muitos palpites, os seis decidiram pelo nome de Botafogo. Depois disso, eles formaram primeira diretoria, que à época foi composta pelos seguintes membros: presidente – Beraldo de Oliveira, vice-presidente – Manoel Feitosa, 1º secretário – Livonete Pessoa, 2º secretário – José de Melo, tesoureiro – Edson de Moura Machado e orador – Enoch Lins.
Primeiro título foi conquistado em 1932
Depois de fundando, a caminhada do Botafogo no futebol brasileiro começou no ano seguinte, em 1932, quando o clube ingressou na extinta Liga Suburbana. O primeiro jogo do clube foi contra o São Bento, de Bayeux, que tornara-se o seu mais terrível adversário. O primeiro confronto acabou registrando um empate em 2 x 2 na decisão do Campeonato Suburbano. O resultado deu o primeiro título ao Botafogo.
De acordo com o atual diretor Administrativo do Botafogo, Sérgio Meira, o clube conquistou o seu primeiro título estadual em 1936, decidindo com o Sol Levante, num jogo disputado no dia 13 de dezembro daquele ano. No final, vitória botafoguense por 3 a 2, resultado que lhe valeu a conquista do seu primeiro campeonato estadual. Lucas (2) e Pilota marcaram para o alvinegro.
O Botafogo viveu momentos de glória na década de 70, quando o industrial paulista José Flávio Pinheiro Lima mudou-se para João Pessoa e, em pouco tempo, assumiu a presidência do clube.
Para diferenciar a agremiação parabiana do xará do Rio de Janeiro, José Flávio Pinheiro Lima iniciou uma campanha na imprensa para que se mudasse as cores do belo paraibano. Foi a partir de então que foi acrescentado o vermelho no escudo em homenagem às cores da bandeira da Paraíba.
Maior campeão do futebol paraibano
O Botafogo voltou a ter sucesso nos gramados de futebol na década de 90, quando realizou uma das melhores campanhas do clube em todos os tempos. Depois de amargar um jejum de 10 anos, em 1998, o clube foi campeão do 1º, 2º e 3º turnos, levando um público de 44.268 pessoas para assistir a partida decisiva do campeonato, contra o Campinense. Na ocasião, o Belo venceu os rubro-negros de Campina Grande por 2 a 0.
Principal clube de João Pessoa, o Botafogo tem o Auto Esporte como grande rival. Porém, para muitos, a grande rivalidade é com o Treze de Campina Grande. Chamado de ‘Clássico Tradição’, o confronto entre botafoguenses e trezeanos surgiu nos anos 40. Com 25 títulos estaduais, o Belo é o clube com mais conquistas entre todos os times da Paraíba.
Curiosidades
Primeiro Título
A caminhada do Botafogo começou no ano seguinte à fundação, em 1932, quando o clube ingressava na extinta Liga Suburbana. Seu primeiro jogo foi contra o São Bento, de Bayeux, que tornara-se o seu mais terrível adversário. O jogo entre ambos acabou registrando um empate em 2 x 2, na decisão do Campeonato Suburbano. Este resultado deu o primeiro título ao Botafogo.
Matador de Tri-campeões
Em 1982, o Botafogo-PB foi apelidado pela revista Placar, como o “Matador de Tricampeões”. Essa denominação surgiu devido as vitórias sobre o Flamengo-RJ e o Internacional-RS no Campeonato Brasileiro da Série A. Esses dois clubes, no mesmo ano, tornaram-se tricampeões de seus estados e foram derrotados por um dos melhores elencos da história do Botinha.
De onde saiu o apelido ‘Belo’
A expressão Belo, apelido pelo qual o clube é carinhosamente chamado por sua torcida, nasceu da vibração de um gol. Ao presenciar um golaço do Botafogo, Antônio de Abreu e Lima (conhecido por Tonico), na época conselheiro do clube, gritou com tanta intensidade e vibração o adjetivo, que levou os torcedores a se unirem e gritarem juntos.
Milésimo Gol de Pelé
Segundo uma reportagem do Jornal Folha de São Paulo, publicada em maio de 1995, houve um erro na contagem do Gol 1000 de Pelé. Ele teria acontecido no amistoso contra o Botafogo – PB, em 14 de novembro de 1969, e não contra o Vasco da Gama, no Rio de Janeiro. É que eles encontraram um gol a mais de Pelé pelo sulamericano Militar de 1959 contra o Paraguai.
Maior Goleada imposta pelo Botafogo no Brasileirão
A maior goleada imposta pelo clube no brasileirão foi um 6 a 3 no Uberlândia/MG em 1978, nesta partida o atacante Anselmo fez 05 gols.
A campanha do Bota no Brasileirão de 1980
15 jogos, 05 vitorias, 4 empates e 6 derrotas, marcou 18 gols e sofreu 28. Os artilheiros foram Dão (6 gols), Zé Eduardo (4), Soares e Marquinhos (2), Evilásio, Magno e Nicácio (1). Teve ainda um gol contra a seu favor marcado por Cicero do Sport Recife.
Os grandes jogos
06 de março de 1980, campeonato brasileiro, grande campanha na primeira fase. O Botafogo surpreendeu o Brasil, vencendo o Flamengo pelo placar de 2 a 1( gols de Zé Eduardo e Soares) em pleno Maracanã. O resultado também derrubou milhares de apostadores da loteria esportiva. Uma semana depois (dia 13), com gols de Zé Eduardo e Soares (matadores de grandes clubes), o Inter de Porto Alegre, campeão brasileiro de 1979, teve que se render ao Botafogo, desta vez em João Pessoa, pelo placar de 2 a 1.
Maiores Artilheiros
Chico Matemático: Marcou 107 gols pelo Botafogo.
Agnaldo: Marcou 101 gols vestindo pelo Botafogo.
Quem mais vestiu a camisa do Belo
Washington Luiz: Atuou em 438 jogos durante 11 anos.
